Topo

Primeiro técnico da história dos Lakers morre aos 101 anos

John Kundla nos ombros de George Mikan, craque dos Lakers de 1950 - AP
John Kundla nos ombros de George Mikan, craque dos Lakers de 1950 Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

24/07/2017 17h12

O primeiro técnico a levar os Lakers ao título da NBA morreu no último domingo (23). John Kundla tinha 101 anos, vivia em uma casa de repouso em Minneapolis e era o membro vivo mais velho do Hall da Fama do basquete, tendo sido introduzido entre as lendas do esporte em 1995.

O ex-treinador assumiu o então Minneapolis Lakers em 1948, quando a NBA ainda não existia. No ano seguinte, a franquia integrou a Basketball Association of America (BAA), cujos resultados são considerados pela NBA.

Em 1949, Kundla conquistou um título da BAA e, após a fusão da BAA com a NBL, levantou taças da NBA em 1950, 1952, 1953 e 1954, totalizando cinco títulos por um dos times mais icônicos do basquete mundial. A era vitoriosa faz com que o ex-técnico seja o terceiro maior vencedor da história da liga, empatado com Pat Riley e Gregg Popovic (atual treinador do San Antonio Spurs) com cinco títulos – Phil Jackson, 11, e Red Auerbach, 9, ocupam primeira e segunda posição.

“Em nome de toda organização dos Lakers, gostaria de expressar nossa tristeza com a morte de John Kundla. John teve um papel importante na história dos Lakers. Ele não era somente um técnico do Hall da Fama, foi nosso primeiro técnico e levou a organização a cinco títulos da NBA. Somado a suas numerosas contribuições aos Lakers e nosso legado, John era um homem maravilhoso e será lembrado com carinho”, declarou Jeanie Buss, presidente e coproprietária dos Lakers.

Kundla foi responsável por comandar os Lakers nos cinco primeiros títulos da história da franquia, que se mudou para Los Angeles em 1960 e, desde então, chegou a 16 taças da NBA, perdendo apenas para o Boston Celtics, que tem 17.