Topo

Ex-jogador da NBA pede desculpa por piada homofóbica em entrevista

Maddie Meyer/Getty Images/AFP
Imagem: Maddie Meyer/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 17h58

Ex-jogador da NBA, Amar'e Stoudemire publicou declaração, nesta quinta-feira (02), para pedir desculpas à "comunidade LGBT" pelas "piadas" homofóbicas que fez durante entrevista ao site Walla Sports, de Israel, país no qual joga atualmente, defendendo o Hapoel Jerusalém. 

"Gostaria de pedir desculpas pelos meus comentários contra a comunidade LGBT. Esses trechos foram tirados de uma longa entrevista na qual a repórter estava me fazendo questões hipotéticas, e todas as minhas respostas tiveram tom de piada. As respostas que dei eram para serem entendidas como piadas e peço desculpa por ter ofendido alguém. Estou aberto a criar um diálogo e a ajudar na luta que a comunidade LGBT enfrenta diariamente. Eu vou seguir focado em jogar basquete", disse o jogador. 

Perguntado na entrevista como reagiria se tivesse um colega de time gay, Stoudemire respondeu que "atravessaria a rua para tomar banho e garantiria que as roupas ficassem por perto". E acrescentou: "Para ir ao ginásio, eu pegaria uma rota diferente".

O jogador de 34 anos ainda disse que "sempre há verdade dentro de uma brincadeira".

O Hapoel Jerusalém também divulgou comunicado sobre o caso: "Apesar de ter ficado claro desde o começo que o atleta não teve a intenção de machucar ninguém, nós também gostaríamos de pedir desculpas. Hapoel sempre foi e continuará sendo uma casa acolhedora para todas as populações e um lugar onde todos podem se sentir bem-vindos".

Não foi a primeira vez que Stoudemire expressou homofobia. Em 2012, ele foi multado pela direção da NBA em US$ 50 mil (R$ 156 mil, na cotação atual) por ofender um gay nas redes sociais. Na época, o então jogador do New York Knicks fez o mesmo que fez agora: pediu desculpas. "Estou desapontado comigo pela declaração dada a um torcedor", disse. 

Amar'e Stoudemire, na NBA, jogou por New York Knicks, Miami Heat e Phoenix Suns.