Topo

Paul Pierce anuncia que irá se aposentar ao fim da temporada da NBA

Kevork Djansezian/Getty Images
Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/09/2016 10h23

O ala Paul Pierce, do Los Angeles Clippers, anunciou nesta segunda-feira (26) no site "The Players' Tribune" que irá se aposentar ao final da próxima temporada da NBA, quando terá 39 anos completos.

"Como qualquer decisão difícil, eu acho que você tem que estar em paz consigo mesmo. Eu estou em paz por me aposentar, mas ainda tenho uma jornada. Uma temporada. Uma oportunidade", escreveu o jogador, eleito 10 vezes para o All-Star Game da NBA.

O Los Angeles Clippers chega forte para a próxima temporada, com a mesma base construída nos últimos anos: o armador Chris Paul, o ala-pivô Blake Griffin (que pouco jogou na última temporada, lesionado) e o pivô DeAndre Jordan.

"Com os Clippers, na cidade onde eu cresci, eu sinto que eu tenho a oportunidade em um grande time. Estamos com fome. Queremos vencer um campeonato", completou Pierce.

Com passagens por Boston Celtics, Brooklyn Nets e Washignton Wizards, Pierce é um dos remanescentes da NBA dos anos 90. Nos últimos meses, outros três veteranos da época deixaram as quadras: Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett, este na última semana.

"Após 18 anos na NBA, é difícil acreditar que eu vou jogar em cada arena uma última vez. Então eu vou aproveitar cada treino, cada viagem de ônibus, cada jantar em equipe, cada vez que eu sair do túnel. Eu vou fazer minha parcela para nos dar uma chance de chegar ao objetivo final", concluiu o ala dos Clippers.

Na última temporada, mesmo desfalcados de Blake Griffin, os Clippers avançaram aos playoffs na quarta colocação da Conferência Oeste, após vencerem 53 dos 82 jogos realizados. No entanto, a equipe caiu na primeira rodada dos playoffs para o Portland Trail Blazers.

Durante a campanha, Pierce teve uma média de 18,1 minutos jogados, 6,1 pontos e 2,7 rebotes por jogo, números mais baixos da carreira. Seu auge foi de 2001 a 2009, quando se transformou ídolo do Boston Celtics, franquia pela qual foi campeão em 2008 e MVP das finais.