Topo

Draft da NBA acontece hoje com três brasileiros e favorito australiano

Deryk (direita) é um dos brasileiros inscritos no draft da NBA - Brito Júnior / Site Oficial
Deryk (direita) é um dos brasileiros inscritos no draft da NBA Imagem: Brito Júnior / Site Oficial

Do Lancepress

23/06/2016 10h58

Jogadores de todo o planeta vão tentar uma vaga na NBA hoje, a partir das 21h, no tradicional Draft da liga profissional americana. O recrutamento terá sua edição deste ano sediada no Barclays Center, casa do Brooklyn Nets, em Nova York (EUA). Entre os inscritos de fora dos Estados Unidos, estão três brasileiros: Deryk Ramos, Danilo Fuzaro e Leonardo Demétrio.

O Draft é a primeira porta de entrada na NBA para quem nunca atuou na liga - ou seja, para jogadores oriundos do basquete universitário ou de outros campeonatos profissionais. Se passar pela noite de hoje sem ser selecionado por ninguém, o jogador vira agente livre e pode negociar com qualquer franquia.

Deryk Ramos é um dos brasileiros que tentará uma vaga deste modo. Armador de 22 anos de idade e 1,85m de altura, ele acaba de terminar sua sexta temporada como profissional, na qual apresentou médias de 14,8 pontos e três assistências em 29,7 minutos por exibição jogando pelo Brasília no NBB.

Danilo Fuzaro também acaba de concluir no NBB a última temporada - sua quarta profissional, na qual obteve, em média, 9,8 pontos e 2,9 assistências em 26,6 minutos por jogo atuando pelo Minas. O ala, de 1,95m de altura, também tem 22 anos.

Dos três, Leonardo Demétrio é o único que já estava fora do país. O ala-pivô, de 22 anos de idade e 2,08m de altura, terminou a última temporada, sua quinta profissional, jogando pelo Montakit Fuelnabrada, da Espanha, e apresentando médias de 2,3 pontos e 2,7 rebotes em oito minutos por partida na liga nacional.

Wesley Sena, ala-pivô de Bauru, chegou a se inscrever na primeira lista, mas retirou sua candidatura para tentar de novo em 2017.

De acordo com especialistas da imprensa americana, o Draft de 2016 tem dois candidatos a astros: os alas Ben Simmons e Brandon Ingram. O primeiro anotou 19,2 pontos, 11,8 rebotes e 4,8 assistências por exibição por LSU na última temporada, enquanto o segundo fez 17,3 pontos e 6,8 rebotes por jogo em Duke. Os dois eram novatos na elite do basquete universitário americano.

De acordo com relatos da imprensa americana, o Philadelphia 76ers já prometeu selecionar Simmons com a primeira escolha. Isso significa que Ingram deve ser recrutado na sequência pelo Los Angeles Lakers, dono da segunda escolha.