Topo

Basquete Feminino: Brasil estreia no Sul-Americano contra o Uruguai

20/05/2016 20h22

A Seleção Brasileira feminina de basquete está pronta para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Na competição que tem início nesta nesta sexta-feira, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, o Brasil faz sua estreia diante do Uruguai. Depois de quinze dias de preparação e três vitórias nos três amistosos contra Cuba, a equipe capitaneada pela ala Iziane Marques mostrou ter evoluído e chega motivada para mais esta competição.

"A equipe evoluiu muito nesse tempo de preparação que tivemos. E isso é muito positivo, pois conseguimos assimilar o comando do técnico bem rapidamente, já colocando uma cara no grupo e desempenhando uma desenvoltura que não é típica em tão pouco tempo de preparação. Todos esses fatores são muito importantes para a primeira fase visando o Campeonato Sul-americano", disse a atleta de 34 anos.

Ainda, para Iziane, a disputa do Sul-Americano será uma grande oportunidade para que a equipe Brasileira possa se preparar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"Sabemos que as equipes sul-americanas possuem uma limitação diferente das que jogam Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. É uma competição mais tranquila para nós que há muito anos conseguimos nos manter na hegemonia. Para mim, esses jogos servirão perfeitamente como uma etapa importante de preparação visando o nosso objetivo maior, que são os Jogos Rio 2016, em agosto. Vencer também é treinamento e temos que construir uma equipe vencedora desde agora",  afirmou a capitã da seleção brasileira, que se aposentará das quadras após a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio.

"Não quero que o basquete me deixe. Não quero chegar na quadra e não poder fazer mais aquilo que eu fazia tão bem. Quero sair por cima. É uma escolha minha. Quero sair enquanto ainda posso brilhar e ser a Iziane que sempre fui. Quero sair da melhor forma sendo campeã brasileira e medalhista olímpica", concluiu.

O Brasil está no Grupo A do Sul-Americano, ao lado de Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. A chave B é formada por Argentina, Equador, Peru e Venezuela. Na primeira fase, a seleções jogam entre si nas suas respectivas chaves. As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar.

Confira a tabela do Campeonato Sul-Americano:

1ª rodada - Dia 20 de maio

Chile x Colômbia

Uruguai x Brasil

2ª rodada - Dia 21 de maio

Argentina x Equador

Peru x Venezuela

Paraguai x Uruguai

Brasil x Chile

3ª rodada - Dia 22 de maio

Argentina x Peru

Equador x Venezuela

Colômbia x Brasil

Chile x Paraguai

4ª rodada - Dia 23 de maio

Equador x Peru

Venezuela x Argentina

Uruguai x Chile

Paraguai x Colômbia

5ª rodada - Dia 24 de maio

Colômbia x Uruguai

Brasil x Paraguai

Dia 25 de maio

Disputa de 5º e 6º lugares: 3º A x 3º B

Fase Semifinal

1º A x 2º B e 1º B x 2º A

Rodada Final - Dia 26 de maio

Disputa de 3º e 4º lugares - Perdedores da Semifinal

Disputa de 1º e 2º lugares - Vencedores da Semifinal