Topo

De halterofilismo a queimada na parede: os treinos loucos de astros da NBA

Bob Donnan/USA TODAY Sports
Imagem: Bob Donnan/USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 06h00

A temporada 2015/16 da NBA só começa em 27 de outubro, mas quem pensa que as estrelas da liga estão de férias na praia, tomando sol e bebendo água de coco, precisa dar uma olhada nesses vídeos. Às vésperas do início do maior torneio de basquete do mundo, os jogadores pegam pesado nos treinos físicos em institutos que aplicam conceitos científicos para melhora do desempenho esportivo.

Praticar o esporte parece fácil? Então veja isso e repense:

Halterofilismo com elástico

 

Pivô do Chicago Bulls, Joakim Noah levanta peso sobre os ombros. Mas não basta levantá-lo, é preciso vencer a força do elástico e dar um salto. 

O treino do papa-léguas

 
 

“Nós desenvolvemos o impulso de deslizar para os lados para relaxar e melhorar a capacidade atlética global”, explica a P3, instituto norte-americano. É isso mesmo, eles dizem que é para “relaxar”. E dá-lhe mais “coreografia”:

 

 “Queimada” contra parede

 

Joakim Noah em mais um treino, agora jogando "queimada” contra a parede. No mesmo vídeo, Andre Drummond, pivô do Detroit Pistons, arrasta “carrinho” de pesos.  

Salta e desliza

 

Neste outro exemplo, Patrick Petterson, ala do Toronto Raptors, mostra dois treinos. No mais impressionante, desliza os pés no chão e, antes que o traseiro toque o solo, recolhe as pernas.

Confira mais um da área dos saltos, o “pulo sobre caixas”, desempenhado por um atleta amador: