Topo

Após demitir técnico, Lakers vencem com interino e torcida pede volta de Phil Jackson

Bernie Bickerstaff foi o técnico interino dos Lakers na vitória sobre os Warriors - Jeff Gross/Getty Images/AFP
Bernie Bickerstaff foi o técnico interino dos Lakers na vitória sobre os Warriors Imagem: Jeff Gross/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2012 07h50

A turbulenta sexta-feira do Los Angeles Lakers terminou de maneira esperançosa para a franquia. No dia em que demitiu o técnico Mike Brown, a equipe da Califórnia foi comandada pelo interino Bernie Bickerstaff e venceu o Golden State Warriors por 101 a 77, em sua melhor atuação neste início de temporada.

A mudança no comando dos Lakers ocorreu devido aos resultados negativos nos primeiros jogos da fase regular. Até a vitória desta sexta, a equipe somava apenas um triunfo em seus cinco primeiros jogos, além de ter perdido todos os oito confrontos da pré-temporada. O mau desempenho custou o emprego de Mike Brown, que tentava implantar um novo sistema ofensivo na equipe após a chegada dos astros Dwight Howard e Steve Nash.

Em busca de um novo treinador, a diretoria dos Lakers viu seus torcedores clamarem por um velho conhecido durante a vitória sobre os Warriors. Em coro, as arquibancadas gritaram “Nós queremos Phil”, pedindo pelo retorno do técnico Phil Jackson, que conquistou cinco de seus 11 títulos com a franquia.

Aposentado deste o fim da temporada 2010-11, o técnico de 67 anos é casado com a filha do proprietário dos Lakers e está entre os mais cotados para reassumir a equipe. Jerry Sloan, ex-Utah Jazz, e Mike D’Antoni, ex-Knicks, são outros nomes cogitados.

Dentro de quadra, o estrelado elenco dos Lakers reagiu à saída de Mike Brown com sua melhor atuação nesta temporada. Kobe Bryant comandou o triunfo com 27 pontos, seguido pelo ala-pivô Pau Gasol com 14 pontos e 16 rebotes. Até os reservas Jodie Meeks e Darius Morris, respectivamente com 14 e 10 pontos, anotaram em duplo dígito.

“Acredito que todo mundo não sabia como reagiríamos emocionalmente a isso. Todos tiveram que cuidar de seus negócios e jogar basquete. Muitas emoções acabaram desencadeadas quando nós jogamos”, disse Kobe.

RECUPERADO DE LESÃO, VAREJÃO TEM MAIS UMA BOA ATUAÇÃO EM DERROTA

O brasileiro Anderson Varejão mostrou que a lesão no joelho não foi suficiente para interromper seu ótimo início de temporada. Recuperado do problema, o ala-pivô voltou à quadra após dois jogos de ausência e mais uma vez teve grande atuação, com um duplo-duplo de 14 pontos e 10 rebotes.

O desempenho de Varejão, porém, não foi suficiente para evitar mais uma derrota do Cleveland Cavaliers, que foi superado pelo Phoenix Suns por 107 a 105 e acumulou seu quarto revés em seis jogos. Goran Dragic, com 26 pontos, e Shannon Brown, com 22, foram os destaques dos vencedores.

Já Nenê Hilário voltou a desfalcar o Washington Wizards. Sem o lesionado brasileiro e John Wall, o time da Capital americana foi facilmente derrotado pelo Milwaukee Bucks por 101 a 91.