UOL Esporte Basquete
 
12/01/2011 - 12h01

CBB oferece apoio a Varejão após lesão que interrompeu seu auge na NBA

Marcos Jorge
Em São Paulo
  • Anderson Varejão aguarda para entrar em quadra em partida do Cleveland Cavaliers. Pivô vivia seu melhor momento na NBA quando sofreu a lesão que lhe obrigará a perder toda a temporada. Problema também coloca em dúvida sua atuação no pré-olímpico das Américas, em agosto.

    Anderson Varejão aguarda para entrar em quadra em partida do Cleveland Cavaliers. Pivô vivia seu melhor momento na NBA quando sofreu a lesão que lhe obrigará a perder toda a temporada. Problema também coloca em dúvida sua atuação no pré-olímpico das Américas, em agosto.

Anderson Varejão viva seu melhor momento na NBA quando sofreu uma lesão que lhe obrigará a perder toda a temporada com o Cleveland Cavaliers. Com o pré-olímpico de basquete marcado para agosto, uma das preocupações é que o pivô não possa disputar a vaga para Londres-2012. Responsável pela administração das seleções brasileiras, a CBB prefere não cobrar recuperação e data de retorno, mas sim oferecer apoio ao pivô.

Exames de ressonância magnética constataram uma grave lesão no tendão do tornozelo direito que obrigará Varejão a perder o restante da temporada. O brasileiro vivia o melhor momento de seus sete anos de NBA. Com a saída de LeBron James, os Cavaliers foram de virtuais candidatos ao título para lanternas da Conferência Leste. A saída do astro, contudo, abriu espaço para que outros jogadores brilhassem.

Varejão estava aproveitando sua oportunidade não apenas defensivamente, mas sendo mais participativo no ataque da equipe de Ohio. Em 31 jogos disputados, o pivô anotava médias de 9,1 pontos e 9,7 rebotes por partida, uma atuação superior à sua média na NBA (7,1 pontos e 6,9 rebotes por partida). A lesão interrompe também o desenvolvimento do brasileiro que desde a temporada 2008/2009 melhorava seus números ano a ano.

Vanderlei Mazzuchini, da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), conversou com Varejão na segunda e na terça-feira. Como diretor da seleção masculina de basquete, a preocupação do ex-jogador deveria ser com o período de recuperação do jogador, peça fundamental da equipe de Rubén Magnano na disputa do pré-olímpico de Mar Del Plata, em agosto.

DESENVOLVIMENTO INTERROMPIDO

Temporada Pontos Rebote Assistências
2008/2009 8,6 7,2 1,0
2009/2010 8,6 7,6 1,1
2010/2011 9,1 9,7 1,5
Carreira 7,1 6,9 0,9

“Para falar a verdade, neste momento estou mais preocupado com ele como pessoa. Neste momento, seleção brasileira ou Cleveland Cavaliers não é importante, isso fica em segundo plano. Sou amigo dele há anos e sei como é duro para um atleta enfrentar este tipo de lesão”, afirmou Mazzuchini.

Na próxima segunda-feira, Anderson Varejão fará outro exame para pedir uma segunda opinião sobre a lesão. “Por enquanto ainda é cedo para estipular uma data de retorno e falar sobre sua presença na seleção brasileira”, comentou o diretor.

Enquanto isso, o Cleveland Cavaliers terá que administrar esta temporada sem seu principal reboteiro. A equipe amarga a última posição na Conferência Leste e tem a pior campanha da NBA com apenas oito vitórias em 30 jogos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host