UOL Esporte Basquete
 
28/01/2009 - 07h02

Nas mãos dos clubes, NBB começa por renascimento do basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
CONFUSÕES EM SÉRIE NO BASQUETE
Divulgação
O NBB é a mais nova tentativa de reerguer o basquete brasileiro
2008 - Os principais clubes do estado de São Paulo, liderados pelo Franca, resolvem boicotar o Campeonato Nacional da CBB por não concordarem com as decisões da entidade. Com isso, eles criam uma competição paralela chamada Supercopa, com oito clubes paulistas, que visavam a ampliação do torneio para o país.
2006 - Depois de confirmarem a presença na competição, o Grajaú e o Limeira desistem de disputar o Nacional e seus adversários vencem as partidas por WO. Eles faziam parte do grupo C, formado por times que entraram depois do início competição por terem participado da NLB, liga paralela criada no ano anterior.
2006 - Por conta de uma disputa judicial em que o Brasília acusou o então time de Ribeirão Preto de escalar com atleta irregularmente, o Nacional foi interrompido em sua fase final e acabou sem a definição do campeão. O Franca, que liderou o hexagonal final, luta pelo direito de ser reconhecido como vencedor.
2005 - Irritado com os desmandos da CBB, o ex-jogador Oscar Schmitd liderou a criação da Nossa Liga de Basquete (NLB). O torneio chegou a contar com 30 clubes inscritos, mas depois de uma temporada de competições com regulamentos esdrúxulos, pouco apelo com o público e audiência, acabou falindo.
CONHEÇA DOS TIMES NA DISPUTA
PRESIDENTE DO LNB VÊ NOVA CHANCE
VEJA A TABELA DO PRIMEIRO TURNO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
Desde 1996 longe de uma Olimpíada, o basquete masculino brasileiro vive um de seus piores momentos há mais de uma década. A esperança de renascimento começa nesta quarta-feira com a estreia do Novo Basquete Brasil (NBB).

Depois de anos tentando se libertar da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), os clubes formaram a Liga Nacional de Basquete (LNB) e finalmente conseguiram criar uma competição nacional independente da entidade. Esse novo torneio, que com a chancela da CBB substitui o antigo Campeonato Nacional, foi completamente organizado pelas equipes, desde a forma de disputa até a definição da tabela de jogos.

"Não tenho dúvida que o basquete está em baixa, por falta de comando, falta de administração. Mas a partir de agora os clubes, que são a base da pirâmide e quem pagam as contas, passaram a ser ouvidos. Com o apoio de todos, tenho certeza de que temos tudo para traçar o novo caminho que esse basquete brasileiro merece", afirmou Hélio Rubens, técnico do Franca, um dos centros mais tradicionais do esporte no país.

"A união dos clubes e dos estados, cada um fazendo sua parte, como manda a Fiba (Federação Internacional de Basquete). É um novo momento para o basquete brasileiro e o público será o maior beneficiado", completou Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

O NBB é mais uma tentativa de recuperar o basquete brasileiro, que nos últimos anos viu confusões em série, desde a criação de ligas paralelas ao Campeonato Nacional da CBB, passando por torneio com desistência de equipes no meio do caminho, além de um que foi para a justiça e foi encerrado sem a definição do campeão.

Um dos trunfos da LNB nessa nova empreitada é a parceria com a TV Globo. Apesar de ainda não contar com muitos patrocinadores, a competição terá a emissora carioca como parceira comercial. "Inicialmente vamos apenas nos aplicar na cobertura, pois acreditamos no crescimento do interesse na modalidade", explicou Luiz Fernando Lima, diretor de esportes da Globo.

"É um grande avanço ter um selo de uma empresa de comunicação como essa, passa a credibilidade que o basquete precisava. Vamos ter novamente a possibilidade de mostrar o nosso trabalho, além de aumentar a nossa responsabilidade", afirmou Alberto Bial, técnico do Joinville.

A competição será disputada por 15 equipes que se enfrentarão em turno e returno. Os oito primeiros colocados passarão para as quartas-de-final. Os mata-matas acontecerão em séries melhores-de-cinco partidas. "Será um campeonato muito equilibrado, com um nível técnico alto. Um torneio como este é o primeiro passo para resgatar a popularidade do basquete", finalizou Kouros Monadjemi.

Confira os jogos da primeira rodada do NBB nesta quarta-feira:
18h30
Cetaf x Araraquara
20h
Brasília x Assis
Pinheiros x Flamengo
Paulistano x Minas
São José x Lajeado
Limeira x Joinville
20h30
Saldanha da Gama x Franca

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host