Primeiras 'finais' do Play-In garantem mais dois times nos playoffs da NBA; confira

Se 12 equipes já carimbaram suas participações nos playoffs da temporada 2024/25 da NBA, oito ainda brigam pelas quatro vagas remanescentes, no sistema de Play-In. Na noite desta terça-feira, dois confrontos já garantem os primeiros classificados partindo desta etapa. Orlando Magic e Golden State Warriors recebem, respectivamente, as equipes do Atlanta Hawks e do Memphis Grizzlies, podendo usar o fator casa para se garantir na fase seguinte.

Conferência Leste

O Magic chega como 7º colocado da Conferência Leste após uma temporada prejudicada por lesões de suas principais peças: Banchero, Wagner e Suggs. Mesmo assim, sustentou uma das melhores defesas da liga. O problema está no ataque: é o pior entre os 20 times da pós-temporada e depende fortemente do aproveitamento dos três destaques. O retrospecto é claro: 12-2 quando acerta 15 ou mais bolas do perímetro, mas 5-29 quando fica abaixo de 10.

Do outro lado, o Hawks, 8º colocado, mantêm a esperança nas mãos de Trae Young, que brilha nos momentos decisivos. A ausência de Suggs facilita sua vida, e a defesa fraca da equipe pode ser compensada pelo volume ofensivo se Young estiver em bom momento.

Conferência Oeste

O Warriors é outro após a chegada de Jimmy Butler. Desde sua estreia, em fevereiro, o time tem uma das melhores campanhas da liga, com Curry e Green recuperando o brilho. O banco, surpreendentemente, tem melhor saldo (+1,6) que os titulares (+1,2).

Já o Memphis, 6º em rendimento* (+4,7), viveu altos e baixos. Mesmo com Ja Morant fora em 21 jogos, chegou ao All-Star com 36-18. Mas caiu de produção, demitiu Taylor Jenkins e colocou Tuomas Iisalo como interino. Em nove jogos sob novo comando, a equipe mostra sinais de adaptação. Jackson Jr. é o pilar ofensivo (22,2 pts), mas comete 3,5 faltas por jogo - ponto que os Warriors devem explorar.

O net rating, ou saldo de eficiência, é a diferença entre os pontos que uma equipe marca e os que sofre a cada 100 posses de bola. Ele serve como um indicador mais fiel do desempenho geral do time do que apenas vitórias e derrotas, já que considera o domínio nas partidas independentemente do placar final.

Outro confrontos

Se por um lado os vencedores de hoje já garantem sua vaga na próxima fase, quem perder ainda tem mais uma chance contra um dos times que ficaram em 9º ou 10° na conferência. Na Leste, Chicago Bulls recebe o Miami Heat de olho na segunda vaga do Play-In, enquanto na Oeste, Sacramento Kings e Dallas Mavericks duelam pela parte de baixo dessa "repescagem".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.