UOL Esporte Atletismo
 
10/11/2009 - 12h19

Isinbayeva e Richards concorrem ao bi de melhor atleta do ano

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um dia após anunciar os indicados masculinos ao prêmio de melhor atleta do ano, a IAAF (Federação Internacional de Atletismo) divulgou nesta terça-feira as candidatas ao título na categoria feminina.

Campeã em 2008, a russa Yelena Isinbayeva volta a aparecer na lista. Neste ano, os maiores feitos da europeia foram bater pela 27ª vez o recorde mundial do salto com vara (5,06 m) e vencer as seis etapas da Liga de Ouro, o que lhe permitiu dividir com outros dois atletas o prêmio de US$ 1 milhão.

O que pode contar contra Isinbayeva é o fiasco no Campeonato Mundial deste ano, quando não conseguiu concretizar nenhum de seus saltos e ficou em último lugar.

A norte-americana Sanya Richards é a grande rival de Isinbayeva na eleição deste ano e pode conseguir o bicampeonato, após ter sido escolhida pela Iaaf também em 2006. Além de dividir o prêmio milionário da Liga de Ouro com Isinbayeva e com o etíope Kenenisa Bekele, dos 5.000 m, Richards ainda conquistou neste ano o título do Campeonato Mundial em Berlim.

As outras três concorrentes ao prêmio de melhor do ano são a neozelandesa Valerie Vili (arremesso de peso), a croata Blanka Vlasic (salto em altura) e a polonesa Anita Wlodarczyk (lançamento do martelo).

"A inclusão de atletas representando cinco diferentes países e três diferentes continentes na lista das finalistas femininas é mais um indício de que o atletismo é o mais universal dos esportes", declarou a Iaaf em comunicado oficial.

Os vencedores do "World Athletics Gala 2009" serão conhecidos no dia 22 de novembro, em cerimônia realizada em Monte Carlo.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host
    anunciar os indicados masculinos ao prêmio de mel%>