UOL Esporte Atletismo
 
04/08/2009 - 15h15

Cinco brasileiros credenciados ao Mundial são pegos em antidoping

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) informou nesta terça-feira que cinco atletas brasileiros credenciados ao Mundial de Berlim, na Alemanha, foram pegos em exames antidoping e estão retornando ao país. De acordo com a entidade, o teste deu positivo nos exames de Bruno Lins Tenório de Barros (200m e 4x100m), Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Josiane da Silva Tito (4x400m), Luciana França (400m com barreiras) e Lucimara Silvestre (Heptatlo).

CBAt/Divulgação
Lucimara Silvestre, do heptatlo, é uma das atletas que ficarão de fora do Mundial
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO
CONHEÇA AS MEDALHAS DO MUNDIAL
BERLIM APRESENTA AS MEDALHAS
Segundo a confederação, a substância encontrada nos brasileiros foi a eritropoietina (EPO) - "Recombinant EPO isoforms" -, que é usada para melhorar o desempenho dos atletas. Eles estão impedidos de disputar qualquer competição até que se saiba os resultados de contra-prova. A entidade também informou que foi aberto um inquérito administrativo para avaliar o caso. O comunicado da CBAt é assinado pelo presidente Roberto Gesta de Melo.

Antes destes, a CBAt já havia comunicado o doping da barreirista Lucimar Teodoro no final do mês de julho. Na última segunda-feira, a entidade divulgou um comunicado com números de sua "campanha de combate ao doping". Com estas seis baixas, a equipe brasileira cai de 45 para 39 representantes em Berlim.

Confira a nota oficial

Levando em consideração o fato de os atletas abaixo referidos terem desistido da confidencialidade nessa fase inicial de apuração de uso de substâncias proibidas pelas normas nacionais e internacionais do desporto, tornamos público o seguinte:

a) Em 03 de agosto corrente, a CBAt recebeu comunicado enviado na noite de 31 de julho próximo passado, por fax, pelo laboratório credenciado pela IAAF [Federação Internacional de Atletismo] em Montreal, Canadá, de que a análise das amostras "A" dos atletas Bruno Lins Tenório de Barros, Jorge Célio da Rocha Sena, Josiane da Silva Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre apresentaram resultados adversos para uso de substâncias proibidas em teste surpresa, fora de competição, realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, por sua Agência Anti-Doping, na cidade de Presidente Prudente, em 15 de junho do ano em curso.

b) Na mesma data, os atletas, que se encontravam na Alemanha, participando de camping de treinamento, foram comunicados da ocorrência, desistiram da confidencialidade nessa fase de apuração dos fatos e solicitaram a análise das amostras "B", da contra-prova.

c) Os atletas - que estão impedidos de participar de competições até serem conhecidos os resultados das análises das respectivas contra-provas - estão retornando ao Brasil, acompanhados de seus treinadores Jayme Netto Junior e Inaldo Justino de Sena e preferem apresentar sua defesa no país.

d ) Em razão da gravidade dos acontecimentos, a CBAt determina, nesta data, abertura de inquérito administrativo, na forma do parágrafo 2º do artigo 13 de seus Estatutos, para apuração dos fatos, por Comissão a ser presidida pelo Dr. Thomaz Mattos de Paiva.


*Atualizado às 18h

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host