UOL Esporte Atletismo
 
27/05/2009 - 10h40

Isinbayeva conquista o 'Oscar do esporte' pela segunda vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A russa Yelena Isinbayeva recebeu nesta quarta-feira o prêmio Laureus, o 'Oscar do esporte', de melhor esportista feminina do ano de 2008. Esta foi a segunda conquista da saltadora, que já havia triunfado em 2007 pelos êxitos obtidos no ano anterior. Em 2008, a vencedora foi a tenista belga Justine Henin.

AP/Gregorio Borgia
Melhor esportista feminina de 2008, Yelena Isinbayeva beija seu 2º prêmio Laureus
VEJA MAIS FOTOS DA PREMIAÇÃO
OUTRAS NOTÍCIAS DE ATLETISMO
Para receber mais uma vez o prêmio, contou em favor de Isinbayeva, além da grande performance em outros eventos, a medalha de ouro e o recorde mundial de salto com vara - 5,05 metros - alcançados nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A russa, que recebeu o prêmio em cerimônia simples realizada nesta quarta em Roma, foi convidada ao palco pelos ex-jogadores Bobby Charlton e Marcel Desailly e pelo esquiador Alberto Tomba, todos membros da Academia Laureus de Esportes.

"Foi uma grande emoção receber este prêmio há dois anos, mas vencer novamente é inacreditável. É uma honraria única", comemorou Isinbayeva. "Gostaria de agradecer aos membros da Academia Laureus que votaram em mim outra vez. Todos eles já competiram no mais alto nível e sabem quanto comprometimento é necessário para se permanecer no topo. Gostaria especialmente de agradecer ao meu empresário, ao meu treinador, Vitaliy Petrov, e a Sergey Bubka, que foi meu grande mentor ao longo dos anos".

Bubka não pôde comparecer ao evento, mas mandou uma mensagem por vídeo parabenizando sua pupila. "Yelena merece totalmente este segundo prêmio Laureus. Ela é uma atleta fenomenal", elogiou o ucraniano, recordista mundial do salto com vara. "Desde que ela bateu o recorde mundial pela primeira vez, há seis anos, ela dominou o salto com vara feminino e fez dele uma das principais modalidades do atletismo. Ela foi a primeira mulher a superar a barreira dos 5 metros e já bateu a marca mundial 24 vezes. Ela ainda tem muitos anos de alto nível pela frente. Quem sabe até onde ela poderá chegar no futuro?"

Para vencer o Laureus neste ano, Isinbayeva desbancou a etíope Tirunesh Dibaba, primeira mulher a vencer os 5.000 e os 10.000 metros em uma mesma Olimpíada, a nadadora australiana Stephanie Rice, que conquistou três ouros em Pequim, a mexicana Lorena Ochoa, líder do ranking mundial de golfe, a norte-americana Lindsey Vonh, campeã da Copa do Mundo de esqui alpino, e a tenista também americana Venus Williams, que em 2008 sagrou-se pentacampeã de Wimbledon.

Devido à crise mundial, a Academia Laureus desistiu neste ano de organizar sua tradicional festa para premiar os vencedores. Por isso, os ganhadores das sete categorias serão apresentados em cerimônias individuais até o mês de junho. O único brasileiro que concorre é o nadador Daniel Dias, na categoria melhor atleta paraolímpico.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host