UOL Esporte Atletismo
 
17/05/2009 - 11h09

Fabiana Murer decepciona no GP Rio e atribui eliminação às varas

Fernando Narazaki
No Rio de Janeiro
Fabiana Murer foi a grande decepção brasileira deste domingo no GP Rio de Atletismo, realizado no estádio do Engenhão. Ela queimou suas três tentativas de alcançar a marca de 4,30 m no salto com vara e foi eliminada da prova, vencida pela canadense Kelsie Hendry, que saltou 4,40 m.

A atleta - recordista sul-americana da prova, com 4,80m - atribuiu a performance frustrante à má adaptação às varas utilizadas na competição realizada no Engenhão, fato comum em início de temporada.

"No primeiro salto eu percebi que a vara não era boa e troquei. No segundo, tive problema com a velocidade. No terceiro, deu tudo certo, mas acabei esbarrando no sarrafo. Percebi que a vara era muito flexível", explicou a saltadora, que fez sua estreia em provas a céu aberto na temporada.

"No momento estou treinando com varas mais duras. Sabia que isso poderia acontecer nessa competição. Você acaba precisando testar se a escolha está sendo certa", completou Murer, que também reduziu o número de passadas antes de saltar. "Diminuí para 14, normalmente faço 16 e isso também afeta. Foi o que pesou na segunda tentativa", apontou.

Essa foi a primeira prova a céu aberto de Murer neste ano. Antes do GP Rio, ela disputou cinco torneios indoor na Europa, dos quais venceu dois. Nos outros três, ficou com a medalha de prata, perdendo apenas para a recordista mundial, a russa Yelena Isinbayeva, sua companheira de treinamentos.

Com o mau resultado de Murer, o Brasil só venceu uma prova feminina (salto em distância, com direito à dobradinha de Maurren Higa Maggi e Keila Costa) e subiu no pódio em outras três: 400 m com barreiras (prata com Lucimar Teodoro e bronze com Luciana França), 100 m rasos (prata com Evelyn dos Santos e bronze com Rosemar Coelho) 200 m rasos (bronze com Evelyn dos Santos).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host