UOL Esporte Atletismo
 
27/08/2007 - 10h20

Jadel Gregório é surpreendido por português e leva prata no Mundial

Da Redação
Em São Paulo
O brasileiro Jadel Gregório conquistou a medalha de prata no salto triplo do Mundial de atletismo nesta segunda-feira, em Osaka, no Japão. Jadel saltou 17,59 m, contra 17,74 m do português Nelson Évora, que levou a medalha de ouro.

Reuters
Jadel leva prata, mas fica distante de sua melhor marca - 17,90 - do GP de Belém
PERFIL DE JADEL GREGÓRIO
MAURREN E KEILA NA FINAL
VEJA FOTOS DO MUNDIAL
Com a ausência do sueco Christian Olsson, atual campeão olímpico, que não disputou a competição devido a uma lesão, o brasileiro entrou na disputa como principal candidato para o ouro. Na primeira série de salto, porém, Gregório saltou apenas 16,98 m, quando Évora já cravou 17,74 m.

"Estou seguro de que posso repetir o pódio nos Jogos Olímpicos, em Pequim", afirmou o brasileiro, muito satisfeito após a prova. "Esta medalha é para minha esposa, que é também minha fisioterapeuta, e sabe tudo o que tive que passar até conseguir chegar a esse ponto, e para meus filhos, Jade e Sahara."

Para o atleta, uma falha cometida no primeiro salto lhe custou o ouro. "Estou muito feliz com a medalha de prata. Poderia ter conseguido o ouro, mas fiz o primeiro salto muito largo."

Jadel disse ainda que atendeu às expectativas. "Já tinha dito que minha principal meta para 2007 era ganhar o Pan e subir ao pódio no Mundial. Acho que cumpri meus objetivos", disse Jadel, que precisou de apenas 17,27 m para levar o ouro no Pan-Americano.

"Agora vou voltar para casa, retomar os treinamentos, competir em mais alguns meetings e disputar a WAF (final Mundial do atletismo, em Stuttgart)", comentou ainda o atleta, que mora em Gateshead, na Inglaterra, onde é acompanhado pelo técnico Peter Stanley. Foi Stanley que entregou as medalhas aos saltadores.

Na disputa desta segunda, depois de um salto inicial fraco, Jadel ainda se recuperou, e melhorou suas marcas, com 17,00 m no segundo salto, e 17,59 m no quarto. Mas na disputa final contra o português, última tentativa de superar a primeira marca do adversário, o paranaense obteve apenas 17,28 m, assegurando a prata e o primeiro pódio do país no salto triplo. O norte-americano Walter Davis, atual campeão mundial, ficou com a medalha de bronze, com 17,33 m.

Nascido em Cabo Verde, o novo campeão Nelson Évora é naturalizado português desde 2002. Aos 23 anos, foi nono colocado em Helsinque-2005 e sua melhor marca até o Mundial era 17,23 m obtidos em Gotemburgo no ano passado.

Jadel ficou distante de sua melhor marca, 17,90 m obtidos no GP de Belém, que segue como o melhor índice da temporada. O feito de Jadel, em maio, não apenas o colocou como recordista sul-americano da prova, desbancando João do Pulo, que detinha a marca há 32 anos. O recorde mundial da prova é do britânico Jonathan Edwards, que mantém 18,29 m intactos desde 1995.

Após o quinto em Paris-2003 e sexto em Helsinque-2005, Jadel supera seu desempenho em Mundiais, mas falha na tentativa de pôr fim ao jejum de medalhas de ouro do Brasil na história da competição. A espera ainda pode ter fim com Maurren Maggi no salto em distância, que obteve sua melhor marca no ano ao saltar 6,95 m nas eliminatórias.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host