Topo

Polícia britânica pede desculpas a atleta que fez acusação de racismo

Bianca Williams, velocista inglesa, acusa polícia de racismo - Reprodução/Instagram
Bianca Williams, velocista inglesa, acusa polícia de racismo Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2020 10h46

A Polícia Metropolitana de Londres se desculpou com a atleta Bianca Williams pela abordagem truculenta ocorrida no último sábado (04). A medalhista inglesa acusou os policiais de discriminação pela maneira que ela e o marido foram tratados.

Bianca registrou a abordagem em um vídeo publicado no Instagram. Nas imagens, o marido, o atleta português Ricardo dos Santos, é algemado e retirado do carro deles enquanto os policiais tentam impedir que ela deixe o veículo. O filho do casal, de três meses, também estava no carro.

Nos momentos tensos, ela chora, se desestabiliza, e claramente fica irritada. O casal acabou algemado.

A comissária Dame Cressida Dick disse que um comitê de policiais visitou Williams para pedir desculpas pela 'angústia' causada.

Os policiais prestaram esclarecimentos Escritório Independente de Conduta Policial. Além disso, Cressida se explicou ao Comitê de Assuntos Internos da polícia.

"Pedimos desculpas ontem à Sra. Williams e peço desculpas novamente pela angústia que essa parada claramente causou a ela", disse. "Todas as vezes que vemos o vídeo percebemos que há lições a serem aprendidas", completou em entrevista coletiva.

No início da semana, um comunicado da polícia dizia que os oficiais tinham agido 'de forma correta'. A abordagem foi feita por 'conduta supostamente suspeita'.

O diretor do Escritório Independente de Conduta Policial, Sal Naseem, disse que irá analisar se a conduta era realmente necessária.