Topo

Queniano consegue feito inédito e corre maratona em menos de 2 horas

Apesar de feito histórico, marca de Eliud Kipchoge não será reconhecida pela IAAF - Guo Chen/Xinhua
Apesar de feito histórico, marca de Eliud Kipchoge não será reconhecida pela IAAF Imagem: Guo Chen/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

12/10/2019 08h04

Pela primeira vez na história, uma maratona foi corrida em menos de duas horas. O responsável pelo feito foi o queniano Eliud Kipchoge, de 34 anos, que completou hoje a marca de 42,195 km em 1h59min40s hoje, em Viena (Áustria).

No entanto, o tempo não será reconhecido. O fundista correu sozinho o percurso, contanto apenas com a companhia de "coelhos" (corredores que ajudam a ditar o ritmo), e não passou ou passará por controle antidoping.

A organização do evento também não solicitou previamente à IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) a oficialização da marca. Mesmo assim, a entidade máxima da modalidade celebrou o feito.

Campeão da maratona nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Eliud Kipchoge é o dono do recorde mundial da prova, cruzando a linha de chegada da Maratona de Berlim em 2018 com o tempo de 2h01min39s. Em 2019, ele completou os 42 km em Londres com a marca de 2h02min37 - o etíope Kenenisa Bekele, também em Berlim, registrou o melhor tempo do ano: 2h01min41s.

Em 2017, em evento extraoficial semelhante, Kipchoge e outros fundistas já haviam sido desafiados pela Nike a tentar quebrar a barreira das duas horas na Itália. Na ocasião, o queniano havia vencido a prova, mas com a marca de 2h00min25s - até então, a melhor da história.

Nas redes sociais, Kipchoge celebrou, em suas palavras, a história sendo escrita. "Hoje eu fui à Lua e voltei à Terra. Não tenho palavras para agradecer por todo o apoio que recebi do mundo todo. Obrigado a todos que me deram a oportunidade", afirmou após a prova.

Também no Twitter, ele recebeu as felicitações do presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta. "Você conseguiu, você fez história e deixou o Quênia orgulhoso de você. Você venceu hoje, inspirará dezenas de futuras gerações a sonhar e a buscar a grandeza. Celebramos você e desejamos a você as bênçãos de Deus", diz a mensagem.