Topo

Bolt devolve ao COI a medalha de ouro do revezamento 4x100 m de Pequim-2008

 REUTERS/Eddie Keogh
Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Do UOL, em São Paulo

27/01/2017 18h30

Usain Bolt já devolveu ao Comitê Olímpico Internacional a medalha de ouro do revezamento 4x100 metros de Pequim-2008, de acordo com informação da agência Reuters. O jamaicano perdeu a medalha porque foi comprovado doping de um integrante da equipe de seu país, Nesta Carter

Carter foi flagrado com a substância Metilhexanamina em reanálise das amostras de urina dos Jogos. 

Na última quinta, o Comitê Olímpico da Jamaica afirmou que já havia solicitado a devolução do prêmio a todos os integrantes do time. Ainda não se sabe se Nesta Carter, Asafa Powell, Michael Frater e Dwight Thomas entregaram suas medalhas. 

Bolt vê, portanto, sua coleção diminuir. Ele tinha nove medalhas de ouro guardadas em casa, conquistadas em três edições diferentes de Jogos Olímpicos. Agora são oito. "É duro ter que devolver uma das minhas medalhas, mas o fiz porque foi algo que o COI me pediu", disse o jamaicano, que se posiciona publicamente contra o doping.

A desclassificação da equipe jamaicana deverá render medalha de bronze para o Brasil, que na ocasião ficou em quarto lugar. Trinidad e Tobago, originalmente prata, deverá herdar o ouro, e o Japão, terceiro na disputa em Pequim, provavelmente ficará com a prata.