Topo

Tyson Gay é suspenso por um ano por doping e perde medalha olímpica

Do UOL, em São Paulo

02/05/2014 16h59

O atleta americano Tyson Gay foi punido por doping, conforme revelado nesta sexta-feira (02) pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada). Ele foi suspenso por um ano do atletismo e devolveu sua medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Além disso, todos os tempos dele desde 2012 serão anulados, a partir do dia 15 de julho daquele ano, quando ele usou substância proibida pela primeira vez. Em julho de 2013, um exame antidoping feito fora de competição deu positivo. Gay admitiu ter usado a substância proibida, sob lágrimas.

Junto com a equipe americana de atletismo, Gay foi prata no 4x100 nos Jogos de Londres. 

O corredor poderia pegar um gancho de até dois anos, mas foi punido por um ano, apenas, por ter colaborado com as investigações. "Nós estamos agradecidos que ele decidiu vir e ser sincero em sua cooperação conosco", disse à Reuters Travis Tygart, presidente da Usada, a agência antidoping dos EUA.

Tyson Gay é o segundo homem mais rápido do mundo. Sua melhor marca nos 100m rasos é de 9s69, só mais alta que a do jamaicano Usain Bolt. Como essa marca é de 2009, ela não foi atingida pela punição.

Ainda cabe recurso à Wada, a agência mundial antidoping. Mas, como o caso já tinha sido revelado em 2013, Gay poderia voltar a correr já em junho de 2014.