Topo

Mundial de atletismo tem 'mãozinha polêmica' e varas quebradas em Daegu

Dayron Robles toca o braço do chinês Liu Xiang durante a final dos 110 m com barreiras - Olivier Morin/AFP
Dayron Robles toca o braço do chinês Liu Xiang durante a final dos 110 m com barreiras Imagem: Olivier Morin/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/08/2011 11h55

O aguardado duelo entre o cubano Dayron Robles e o chinês Liu Xiang na prova dos 110 m com barreiras acabou em uma disputa acirrada entre os dois que rendeu a medalha de ouro ao norte-americano Jason Richardson, após a decisão polêmica da organização em desclassificar o atleta.

Com Robles e Xiang lado a lado, o cubano acabou vencendo a prova, mas no percurso tocou o braço do adversário chinês e depois de comemorar a vitória com Liu Xiang em terceiro, chegando a abraçar o chinês que se mostrava controverso com o resultado. Nem chegou ao pódio e Robles foi desclassificado, ficando sem receber o ouro. Liu Xiang herdou a prata e o bronze ficou para o britânico Andrew Turner.

INCIDENTE RARO EM PROVAS, DUAS VARAS QUEBRAM NO SALTO COM VARA

  • Com a flexibilidade do equipamento utilizado, a quebra de uma vara durante competição de salto com vara é rara. Mas justamente durante a final da prova de salto com vara do Campeonato Mundial de atletismo o incidente ocorreu por duas vezes nesta segunda-feira em Daegu, na Coreia do Sul.

    O tcheco Jan Kudlicka foi o primeiro a testar a flexibilidade da vara e se dar mal. No momento do salto, a vara quebrou e chegou a tocar o tórax do atleta, que ainda conseguiu seguir na competição.

    Depois foi a vez de o russo Dmitry Starodubtsev também quebrar a vara no momento de seu salto e machucar a mão esquerda com o forte impacto sentido no momento em que a vara se partiu em duas.

    A prova acabou vencida pelo polonês Pawel Wojciechowski, que precisou de menos saltos para alcançar os 5,90 m na disputa com o cubano Lazaro Borges, que ficou com a prata. O bronze ficou com o francês Renaud Lavillenie, enquanto o brasileiro Fábio Gomes foi apenas o oitavo com 5,65 m.

ATLETA BIAMPUTADO OSCAR PISTORIUS DECEPCIONA NOS 400 M RASOS

Após causar controvérsias por sua participação no Mundial de atletismo em Daegu entre atletas não-amputados, o paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius não foi bem ao competir na semifinal dos 400 m rasos e ficou na última colocação de sua bateria com 46s19, sem o tempo suficiente para ir à final da prova.

Pistorius havia conseguido a classificação para o Mundial contando com uma decisão favorável do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Treinadores e atletas foram contrários à participação do sul-africano por acreditarem que o biamputado levaria vantagem pelo fato de fazer menos esforço para correr usando as próteses.

 

ESTARIA USAIN BOLT ENVERGONHADO?

  • Lee Jae-Won/Reuters

    Um dia depois de ser desclassificado ao queimar largada na final dos 100 m rasos, o velocista jamaicano Usain Bolt apareceu para treinar usando uma camisa para cobrir a cabeça em Daegu.

ATLETAS BRASILEIROS TÊM NOVO DIA COM DECEPÇÕES NO MUNDIAL DE DAEGU

Após a decepção com Maurren Maggi no domingo, o atletismo brasileiro novamente não teve motivos para festejar em Daegu, com a velocista Ana Cláudia Silva ficando fora da final dos 100 m rasos e o saltador Fábio Gomes apenas em oitavo no salto com vara.

A musa Ana Cláudia não foi bem em sua bateria pela semifinal dos 100 m rasos, em que competiu com a norte-americana Carmelita Jeter, campeã da prova, e ficou longe de seu melhor tempo no ano, de 11s15. Rosângela Santos também não se classificou.

Jailma de Lima não conseguiu passar para as semifinais dos 400 m com barreiras, caindo nas eliminatórias. Mahau Sugimati obteve a vaga para a semifinal da prova masculina.