Topo

Em disputa sem pretensões, Jadel fatura bronze no Troféu Brasil

Jadel Gregório (d) ficou com a medalha de bronze no salto triplo do Troféu Brasil 2010 - Agência Luz/ BM&FBOVESPA
Jadel Gregório (d) ficou com a medalha de bronze no salto triplo do Troféu Brasil 2010 Imagem: Agência Luz/ BM&FBOVESPA

Paula Almeida

Em São Paulo

19/09/2010 11h16

Jadel Gregório é recordista sul-americano do salto triplo, com 17,90. Neste domingo, o saltador esteve muito longe de sua melhor marca, conseguiu apenas 16,59 m, mas foi o suficiente para lhe garantir uma medalha de bronze no Troféu Brasil, disputado no Centro Olímpico de Treinamento, em São Paulo.

 

FABIANA MURER SUPERA SONO E VENCE

  • Wagner Carmo/CBAt

    Ela era a estrela máxima do Troféu Brasil 2010. Estampou a capa da revista do evento e foi a atleta mais assediada pela torcida nos dois dias em que apareceu no Centro Olímpico de Treinamento, em São Paulo. E neste domingo, para delírio do bom público presente, Fabiana Murer confirmou o favoritismo e venceu o salto com vara com extrema facilidade e a marca de 4,70 m.

    Atleta de um nível muito superior ao das demais competidoras, a campineira sabia que entraria na prova bem depois de suas adversárias, quando elas estivessem já fazendo seus saltos mais altos. E foi assim que Fabiana começou nos 4,40 m, altura que nenhuma outra competidora havia alcançado.

O resultado pode parecer pequeno para um atleta que já foi cotado para medalha olímpica, mas cumpriu as expectativas de Jadel, que vinha treinando há apenas duas semanas.

 

“Não foi meu melhor resultado, mas foi bom dentro do que eu esperava”, admitiu Jadel, que entrou no Troféu Brasil como convidado, sendo inscrito há apenas dois dias. “Acabei entrando na emoção, e ainda assim consegui ficar em terceiro lugar. Hoje tive alguns erros, mas é normal para quem ficou tanto tempo sem treinar [quase três meses]”.

Apesar de ter Jadel Gregório como rival, Jefferson Sabino era o favorito da prova deste domingo. Entretanto, os dois acabaram desbancados por um azarão, Hilton da Silva, que saltou 16,93 em duas de suas seis tentativas e não deu chance aos rivais. Jefferson fez 16,79 e ficou com a prata.

Aos 23 anos, o paulista não conseguia esconder a empolgação pelo título inédito. “Todos os anos que eu disputei o Troféu Brasil, o Jadel ganhou. Então meu objetivo a ser atingido era ele”, explicou Hilton.

Apesar de ser o azarão da prova, o jovem saltador de 23 anos tem objetivos ousados para as próximas temporadas. “Hoje eu queria saltar 17 m, mas não deu. Agora é treinar para o Mundial do ano que vem [em Daegu, Coreia do Sul]. Quero brigar por uma medalha olímpica, e meu objetivo é passar dos 18 m”.

Primeiras finais

Ainda neste domingo, nas duas provas que abriram o último dia de competições no Centro Olímpico, Fernanda dos Santos Tavares venceu os 400 m rasos (58s55) e Mahau Camargo Suguimati venceu a disputa masculina com o tempo de 50s26.

Já nos 5.000 m, Leandro Prates Oliveira foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, em 14min12s73, e faturou sua segunda medalha de ouro no Troféu Brasil 2010. Na quinta-feira, o fundista já havia vencido os 1.500 m.