UOL Esporte Atletismo
 
22/08/2010 - 10h57

Queniano bate recorde mundial de 13 anos e Semenya volta a vencer em Berlim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • David Lekuta Rudisha, do Quênia, corre os 800m no meeting de Berlim para quebrar recorde mundial

    David Lekuta Rudisha, do Quênia, corre os 800m no meeting de Berlim para quebrar recorde mundial

Em um meeting de atletismo esvaziado pelos grandes nomes do atletismo, o queniano David Lekuta Rudisha roubou a cena. Muito superior aos adversários, o corredor venceu os 800m e quebrou o recorde mundial da prova, que havia sido cravado em 1997.

Rudisha anotou 1min41s09, dois centésimos a menos que a marca do dinamarquês Wilson Kipketer, dono do antigo recorde. O bom tempo comprova o domínio do africano nesta prova.

"No ano passado fiz um tempo ruim e não me classifiquei para a final. Por isso não queria nem falar em quebrar o recorde hoje, mas sabia que era meu dia", disse Rudisha.

Antes de tornar-se o mais rápido da história na distância, Rudisha já era o líder da temporada, com 1min41s51. O segundo mais próximo em 2010 é Abubaker Kaki, com 1min42s04.

Além de Rudisha, a sul-africana Caster Semenya também chamou a atenção na competição. A velocista, que passou meses no estaleiro em meio a um debate sobre a sua sexualidade, provou que tem tudo para seguir dominante após sua volta às pistas.

Com tranquilidade, Caster Semenya venceu os 800m entre as mulheres, repetindo o feito que já havia alcançado em 2009, no Mundial, também em Berlim. Desta vez, a sul-africana anotou 1min59s90, seu melhor tempo no ano até o momento.

"Me senti muito bem na minha volta a Berlim, mas não pensei muito no que aconteceu depois de minha medalha de ouro. Me concentrei na corrida e no cronômetro", disse Semenya.  
 

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host