UOL Esporte Atletismo
 
12/05/2010 - 21h08

Polêmico ex-técnico do velocista Ben Johnson morre no Canadá

Das agências internacionais
Em Toronto (Canadá)

O polêmico treinador de atletismo Charlie Francis faleceu nesta quarta-feira aos 61 anos, em decorrência de um câncer. Ex-técnico do canadense Ben Johnson, ele estava internado no Hospital de Sunnybrook, em Toronto, no Canadá.

O treinador deixa esposa e filho após perder uma batalha de cinco anos contra o câncer. Detalhes sobre enterro e funeral não foram divulgados pela família.

Francis era o técnico do ex-velocista Ben Johnson quando este foi flagrado no exame antidoping durante os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. O esportista havia usado esteroides para melhorar seu desempenho.

O canadense foi o primeiro atleta da história a perder a medalha de ouro (no caso, da prova dos 100 m) em decorrência de uso de substâncias ilícitas. Johnson também foi o primeiro a ser banido do esporte pelo mesmo motivo.

Francis admitiu que era quem fornecia os esteróides a Johnson, e por isso foi proibido de treinar atletas no Canadá. O técnico trabalhou posteriormente nos Estados Unidos com Tim Montgomery e Marion Jones – atleta que perdeu as medalhas obtidas nos Jogos de Sydney, em 2000, por uso de substâncias proibidas.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host