UOL Esporte Atletismo
 
14/03/2010 - 11h52

Keila Costa garante o bronze para o Brasil no Mundial de Doha; Jadel é sexto

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Keila Costa divide o pódio com Bridge Reese e Naide Gomes, ouro e prata no salto em distância

    Keila Costa divide o pódio com Bridge Reese e Naide Gomes, ouro e prata no salto em distância

Com dois saltos de 6,63 m conseguidos na primeira e na última tentativas, a brasileira Keila Costa garantiu a medalha de bronze para o Brasil na prova de salto em distância, finalizada neste domingo no Mundial Indoor de Doha, a competição de atletismo mais importante do ano.

Keila disputou a medalha até a última rodada com a estoniana Ksenija Balta, que conseguiu os mesmos 6,63 m, mas perdeu a medalha no desempate, já que a brasileira fez a marca duas vezes.

“Eu já estava muito feliz em ter chegado à final. Depois que vi as marcas das outras atletas vi que tinha chances e foi assim até o último salto, quando consegui desempatar. Você começa a lembrar de tudo, dos treinamentos e de coisas que ninguém sabe. A recompensa está aí”, disse em entrevista ao canal Sportv.

NOVO RECORDE MUNDIAL NO SALTO TRIPLO INDOOR

Com 17,90 m, o francês Teddy Tamgho acabou com o recorde mundial indoor do salto triplo que durava desde 1997. Naquele ano, o cubano Aliecer Urrutia fez 17,83 m e estabeleceu a meta. Dois cubanos completaram o pódio, já que Yoandris Betanzos terminou com a prata e Arnie David Girat levou o bronze.

“Eu sabia que precisava fazer um bom salto se quisesse ganhar. Não consigo conter a minha emoção e a minha alegria por obter esse resultado”, declarou o novo recordista.

A atleta se garantiu na final ao ficar em sétimo lugar na prova de qualificação, com 6,48 m logo no primeiro salto. Keila já havia sido finalista nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e nos Mundiais de Osaka-2007 e Berlim-2009.

Bridge Reese, dos Estados Unidos, saltou 6,70 m ficou com o ouro e Naide Gomes, que foi a melhor nas qualificatórias, falhou no último salto e terminou com 6,67 m, perdendo o primeiro lugar.

O triplista Jadel Gregório fechou a participação brasileira no Mundial Indoor de Doha sem conseguir medalha. O brasileiro terminou a final do salto triplo na sexta posição desperdiçando três tentativas, que ele queimou. Das outras três restantes, Jadel conseguiu 16,60 m, 16,78 m e 16,69 m.

Na qualificatória, o saltador fechou a prova em quarto lugar sem alcançar a distância mínima exigida pela Federação Internacional de Atletismo para a classificação à próxima fase (16,95 m), mas foi beneficiado pelo rendimento dos rivais e chegou à decisão.

“Está tudo excelente, meu físico, minha força. Mas tenho tidos muitos erros na parte técnica. Dentro das condições que tenho para treinar no Brasil, acho que está ótimo esse resultado”, afirmou. 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host