Topo

CBAt suspende fundista pego em exame antidoping até julgamento

Do UOL Esporte Em São Paulo

02/10/2009 16h45

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) informou nesta sexta-feira que suspendeu provisoriamente o fundista Daniel Lopes Ferreira a contar de 21 de setembro de 2009, até julgamento do caso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Atletismo.

CASOS DE DOPING DO ATLETISMO BRASILEIRO
AtletaProvaSubstância
Bruno Lins200 e 4 x 100 mEPO
Daniel Lopes FerreirafundistaMefentermina
Evelyn Santos4 x 100 msuspeita de EPO
Fernanda Gonçalvessalto em distânciaboldenona e exemestane
Jenifer do Nascimento Silva3.000 c/ obstáculosIsometepteno
João Gabriel Santos Souzasalto com varaboldenona e exemestane
Jorge Célio200 e 4 x 100 mEPO
Josiane Tito4 x 400 mestanozolol
Elisário dos Santossalto triploestanozolol
Luciana França400 m c/ barreiraEPO
Lucimar Teodoro400 m c/ barreirafemproporex
Lucimara SilvestreheptatloEPO
Marcelo Moreiraarremesso de pesomefentermina
Marcos Felixmaratonaprednisolona
Rodrigo Bargas400 msuspeita de EPO
Hamilton Castilhoarremesso de pesohidrosystanozolol
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O ATLETISMO
COMISSÃO FINALIZA RELATÓRIO

Segundo a entidade, o laboratório credenciado pela WADA/IAAF no Rio de Janeiro comunicou que, no dia 15 de setembro de 2009, identificou na amostra de urina do atleta Daniel Lopes Ferreira, coletada no dia 09 de agosto de 2009, em Bauru (SP), a presença da substância proibida Mefentermina (Metabólitos de Fentermina).

Ainda de acordo com a CBAt, o atleta foi comunicado em 21 de setembro do resultado positivo, pela CBAt, tendo apresentado suas justificativas em 28 de setembro de 2009, mas não foram aceitas. Na mesma data, o atleta abriu mão da abertura da amostra "B" (contra-prova) e em 20 de setembro de 2009 a confederação comunicou ao atleta que suas explicações não foram aceitas, configurando o resultado positivo como infração de doping.

Em entrevista à Folhapress, o atleta confessou que ingeriu a substância por meio do suplemento alimentar Shotgun V3, mas fez questão de afirmar que outros competidores também participaram do esquema.

"É um suplemento novo. Passei a me sentir bem nos treinos. Indiquei para outros amigos também. Pelo menos outros quatro atletas estavam tomando", afirmou Ferreira.

"A minha mulher [a atleta Fabiana Cristina da Silva] só não usou porque estava machucada e sem treinar", disse.

Segundo o fundista, o suplemento era adquirido pela internet e foi indicado pelo atleta José Magno, que passava uma temporada no sítio do treinador Luis Antônio, em Taubaté. "Ele [Magno] mentiu e disse que fez o teste várias vezes e nunca tinha sido pego. Na verdade, ele tomou diversas vezes o suplemento, mas teve a sorte de nunca ter feito [o exame]", disse Ferreira.