Olha eu aí!

'Zebrinha do Fantástico' marcou gerações anunciando a Loteria Esportiva

Por Leandro Miranda

Nostalgia pura

Quem aí se lembra da 'Zebrinha do Fantástico'? O personagem marcou gerações nas décadas de 70 e 80 acompanhando Léo Batista no anúncio dos resultados da Loteria Esportiva nas noites de domingo. E ela vai reaparecer no programa após mais de três décadas.
Reprodução

Encontro especial

Neste domingo (19), o Fantástico comemora sua edição de número 2.500 e promove um encontro da saudosa Zebrinha -- que esteve presente na estreia do programa, em 1973 -- com os mascotes futebolísticos atuais, os Cavalinhos.
Globo / Reprodução

O criador

Quem criou a Zebrinha foi o cartunista Mauro Borja Lopes, o Borjalo. Ele se inspirou no antigo treinador Gentil Cardoso, que criou o termo "deu zebra" -- um animal que não existe no jogo do bicho -- para descrever resultados inesperados no futebol. Borjalo morreu em 2004.
Globo / Reprodução

Zebrinha no JN?

Na verdade, Borjalo criou a Zebrinha em 1972, e ela foi usada inicialmente no Jornal Hoje e na edição de domingo do Jornal Nacional, que durou pouco. Em 1973, o Fantástico estreou já com a Zebrinha em ação, brincando com os resultados da Loteria Esportiva.
Reprodução/TV Globo

Parceria com Léo Batista

A tabelinha entre Léo Batista e a Zebrinha na hora da Loteria Esportiva era marcada pela voz meiga do personagem respondendo ao jornalista. "Coluna 1", "coluna 2" ou "coluna do meio" eram as respostas mais dadas, mas o momento mais esperado era quando vinha um resultado surpreendente: "Olha eu aí de novo! Deu zeeeebra".
Estevam Avellar/Globo

A tecnologia

A Zebrinha era uma caricatura em papel-cartão com olhos e boca móveis, para dar a impressão de que falava enquanto um ator dublava o personagem.
Globo / Reprodução

A voz mais famosa

A dubladora mais reconhecida como a voz da Zebrinha foi Marilisi Tartarini. Outro personagem marcante que ela fez foi a amazona Shina de Cobra, no anime "Os Cavaleiros do Zodiaco". Maralisi morreu em 2014, aos 70 anos.
Reprodução

Outros dubladores

Célio Moreira (foto), irmão de Cid Moreira, também deu voz à Zebrinha. Ele morreu em setembro de 2021, aos 89 anos. Já o primeiro dublador do personagem foi o ator Pedro Braga.
Reprodução/YouTube

O adeus

A Zebrinha ficou no ar no Fantástico por 13 anos. Ela foi "aposentada" após a Copa do Mundo de 1986. A Loteria Esportiva já não era tão popular, e novas tecnologias faziam com que a personagem começasse a ter um visual obsoleto. Mas quem viu não esquece até hoje!
Globo / Reprodução
Publicado em 19 de setembro de 2021.