Da teoria para a prática

Veja jornalistas que viraram técnicos ou dirigentes de futebol

Por Bruno Madrid

Imprensa - campo

Nas últimas décadas, vários ex-jogadores passaram a trabalhar na imprensa esportiva depois da aposentadoria. Mas o inverso, apesar de menos comum, também ocorre. Veja alguns casos:
Getty Images
Giphy

João Saldanha

Saldanha até chegou a atuar profissionalmente nos anos 40, mas ficou conhecido nacionalmente como jornalista entre os anos 50 e 60. Em 1969, pouco antes da Copa do Mundo, a CBD o contratou para comandar a seleção brasileira. A passagem, no entanto, durou menos de um ano: ele não gostou da tentativa de interferência do governo nas escalações.
Folhapress

Apolinho

Washington Rodrigues, o Apolinho, passou por diversas rádios antes de assumir como técnico do Flamengo em 1995. Na época, a fase da equipe não era boa e a decisão se deu após um jantar "despretensioso" com o então presidente do clube Kleber Leite. A passagem não foi muito animadora e durou menos de 30 jogos. Ele ainda foi diretor de futebol do time três anos depois.
Folha Imagem

Julio Casares

Casares não era essencialmente um jornalista, mas trabalhou por duas décadas entre o SBT e a Record - ele, aliás, era diretor de relações com o mercado na emissora de Edir Macedo quando assumiu a presidência do São Paulo
Rubens Chiri / saopaulofc.net

Carlos Belmonte

O jornalista passou mais de 20 anos na Jovem Pan até, em 2015, se arriscar no ramo do empreendedorismo. Quatro anos depois, assumiu como diretor do São Paulo e é braço direito de Casares
Reprodução

Raphael Rezende

O jornalista, que estava desde 2008 no SporTV, resolveu trocar os canais Globo pelos clubes. Ele, que nunca negou seu desejo de mudar de ramo, foi contratado pela nova gestão do Botafogo para atuar como "head scout".
Reprodução BotafogoTV
Publicado em 18 de janeiro de 2022.