Vasco x Cruzeiro, Galvão e mais

Quando o futebol ao vivo na Globo virou "climão"

Por UOL, em São Paulo (SP)

Vasco e Cruzeiro empataram em 1 a 1 ontem, pela Série B. Nenê marcou para o cruz-maltino, e Ramon empatou para os mineiros.
Thiago Ribeiro/AGIF
Mas quem acompanhou o jogo pela Globo acreditou que o Vasco venceu. Isso porque a transmissão, comandada pelo narrador Luís Roberto, não viu o segundo gol do Cruz-Maltino ser anulado. O UOL Esporte, que assistia à partida pela emissora, também publicou a primeira versão do relato com vitória do Vasco, corrigindo logo em seguida.
Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Essa não é a primeira vez que uma transmissão do futebol da Globo termina em "climão". O UOL Esporte listou outros episódios que deram o que falar. Confira:
GIPHY

Cleber empurra Caio

Em 2011, durante transmissão de jogo entre Santo André e Palmeiras, as câmeras flagraram o narrador Cleber Machado empurrando o comentarista Caio Ribeiro para tirá-lo da imagem.
Reprodução/YouTube

"Eu tô te empurrando, Caio, mas é porque eu queria falar aqui com o Marsiglia"

Cleber Machado,
ao perceber a gafe que cometeu
Reprodução

Galvão full pistola

Em 1990, Brasil e Argentina colocaram cinco títulos mundiais em campo para a disputa das oitavas de final da Copa do Mundo. "Haja coração", dizia Galvão Bueno. Mas o narrador acabou se irritando com a derrota.
Reprodução/YouTube

"Nunca se despediu tão cedo a seleção brasileira. Em 1990 volta de forma lamentável a estar apenas entre os 16 primeiro, sei lá em que posição - e a essa altura não me interessa. Perdeu tantos gols, e quem perde tantos gols assim, para mim tem apenas um nome, Fausto Silva, incompetência".

Galvão Bueno,
após eliminação da seleção brasileira na Copa de 90
Divulgação/Curseria

Sidão craque

Em 2019, o Santos venceu o Vasco por 3 a 0, no Pacaembu, pelo Brasileirão, e o goleiro Sidão falhou no primeiro gol do Peixe. Os internautas elegeram o arqueiro como o "Craque do Jogo" com 90% dos votos, e a Globo deu o troféu a ele. O episódio fez a emissora mudar o formato do prêmio.
Reprodução/TV Globo

Cleber perde gol

Em 2016, no empate por 1 a 1 entre Sante Fé e Corinthians, Cleber Machado perdeu gol Alvinegro ao ler dados do desempenho corintiano na temporada. Para tentar corrigir, ele soltou: "Olha o jogo do Corinthians, goooool".
Divulgação/Rede Globo

Arnaldo x Noronha

No Brasileirão de 2005, durante transmissão de Fla-Flu que acabou 2 a 2, Arnaldo Cezar Coelho discutiu com o comentarista Sergio Noronha após reprovar comentário do colega.
Friedemann Vogel - FIFA/FIFA via Getty Images
"Tem que ver a dificuldade do espetáculo, jogo difícil, jogo catimbado", disse Arnaldo

"Que ele criou, frouxo desde o início, criou dificuldades", disse Noronha, cortando a fala de Arnaldo

"Não concordo com essa frouxidão que você tá dizendo não. Como não me meto na parte técnica, não gosto que se meta na parte de arbitragem", retrucou o ex-juiz.
Memória Globo/Reprodução

Galvão perde gol

Em 2014, durante amistoso entre Brasil e África do Sul, Galvão perdeu o primeiro gol da seleção na goleada por 5 a 0. Ele demorou a perceber a falha, se desculpou e narrou o gol mesmo assim.
Rede Globo/João Miguel Jr

"Caio Ribeiro, cara a cara com o goleiro ali, quantas vezes vocês perdeu um gol? Em quase 40 anos foi a primeira vez que eu perdi um gol. Não narrei o gol, mas não seja por isso. Partiu Brasil pela direita! Olha Hulk, lançou a bola! Oscar em velocidade, saiu o goleiro, tocou Oscar! Olha o gol, olha o gol, olha o gol! Goooool! Ééééééééé do Brasiiiiil!".

Galvão Bueno,
após perder o gol do Brasil
Divulgação
Publicado em 20 de setembro de 2021.