Time grande não cai?

Não é só Vasco e Botafogo. 12 clubes grandes pelo mundo que já foram rebaixados

Por Marcello De Vico

O Campeonato Brasileiro de 2020 terminou de maneira melancólica para Botafogo e Vasco. Em uma temporada para ser esquecida, os cariocas não conseguiram escapar do rebaixamento e agora jogarão a Série B em 2021.
ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
A boa notícia para os botafoguenses e cruzmaltinos que ainda estão sofrendo com o novo descenso é que time grande cair é algo mais comum do que parece, e não só no Brasil. Não acredita? O UOL Esporte lembra 12 clubes espalhados pelo mundo que já viveram esse drama.
giphy.com

Bayern de Munique

Maior campeão da Alemanha e dono de seis Champions, o Bayern foi rebaixado uma única vez, em 1955. O Campeonato Alemão como conhecemos hoje não existia, e o time disputava a Oberliga Süd, uma das competições regionais que serviam como eliminatórias para o torneio nacional antes da criação da Bundesliga em 1963.
REUTERS/Michael Dalder

River Plate

O único rebaixamento do River é recente. Aconteceu em 2011, para alegria da torcida do Boca - que segue 'incaível'. O descenso, porém, parece ter feito bem ao time, que desde então se tornou um dos mais temidos da América ? venceu as Libertadores de 2015 e 2018 e chegou a quatro conquistas.
Pilar Olivares/Reuters

Manchester City

Se você ainda é jovem e acha que o City sempre foi essa maravilha, está enganado. Antes do dinheiro árabe ser injetado no clube, os Citizens acumularam 11 rebaixamentos (isso mesmo!), sendo um deles para a Série C, na temporada 1997/98. O time agora está na elite desde 2002/03 e não dá a menor mostra de que o pesadelo pode voltar a acontecer num futuro próximo.
giphy.com

Borussia Dortmund

O Borussia caiu só uma vez, em 1972, ano em que já era tricampeão alemão. O retorno à elite não veio fácil, e aconteceu apenas quatro anos depois, em 1976. Depois disso, o time voltou a mostrar porque é considerado um dos gigantes da Alemanha: ganhou mais cinco Bundesligas e faturou o título da Liga dos Campeões em 1996/97.
Patrik Stollarz/AFP Photo

Juventus

A Vecchia Signora também caiu apenas uma vez em sua história, e não foi no campo. O envolvimento no escândalo de manipulação de resultados em 2006 fez a Juve ser rebaixada para a segunda divisão no "tapetão" e ainda perder dois Scudettos. Na temporada seguinte, o clube venceu a divisão de acesso e, desde então, conquistou o Calcio nove vezes.
giphy.com

Milan

Assim como a Juve, o Milan caiu pela primeira vez por causa de uma punição decorrente de um escândalo em 1980. Voltou no ano seguinte, mas não conseguiu se manter na Série A e foi rebaixado de novo, em 1982. Após o bicampeonato da Segundona, o Milan se firmou na elite e montou um time que ganharia tudo no final da década de 80.
Xinhua/Alberto Lingria

Atlético de Madri

Além dos dois rebaixamentos na longínqua década de 30, o Atlético sofreu o seu maior baque em 2000, quando uma crise financeira e judicial o colocou na Segunda Divisão. Foram 12 anos de muita luta até a tão sonhada volta à elite. Depois disso, o time de Madri se fixou como terceiro clube da Espanha e venceu a Liga em 2013/14, além de conquistar três vezes a Liga Europa.
giphy.com

Arsenal

Os Gunners foram rebaixados uma única vez, em 1913, e só conseguiram voltar no "tapetão". Foi promovido em 1919 ao vencer uma votação entre os representantes da liga para definir os participantes do primeiro campeonato depois da Primeira Guerra Mundial.
Hannah McKay/Reuters

Liverpool

O gigante da Inglaterra com seis títulos de Liga dos Campeões já foi rebaixado três vezes no Campeonato Inglês, a última delas em 1955, quando amargou longas oito temporadas na segunda divisão até conseguir retornar para a primeira.
giphy.com

Roma

A Roma caiu apenas uma vez, e já faz tempo: temporada 1950/51. O time, que já havia sido campeão italiano em 1941/42, não resistiu a uma sequência de derrotas e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão. Voltou logo no ano seguinte, e nunca mais saiu da elite.
EFE/Ettore Ferrari

Manchester United

Mais um da Inglaterra, país que não possui integrantes na lista de 'nunca rebaixados'. Os Red Devils já foram rebaixados cinco vezes, quatro delas antes da Segunda Guerra Mundial. A queda mais surpreendente aconteceu em 1974, quando já era uma potência campeã da Europa.
Jason Cairnduff/REUTERS

Chelsea

E por que não mais um da Inglaterra pra fechar a lista? Antes de virar potência nos anos 2000, o clube de Londres foi rebaixado seis vezes, a última delas em 1988. Voltar para a elite nem sempre foi tarefa simples para o Chelsea, que chegou a passar cinco anos na segunda divisão entre 1979 e 1984.
Gifer
Publicado em 28 de fevereiro de 2021.