Me ajuda aí, VAR!

As 10 maiores polêmicas de arbitragem do Brasileirão 2020

Por Arthur Sandes

As controvérsias do VAR foram protagonistas do Brasileirão 2020 e viraram fator decisivo na luta pelo título. Arrasta para o lado para ver a lista das 10 decisões mais polêmicas.
Fernando Alves/AGIF

Dez minutos parado

Em Santos x Flamengo, ainda em agosto, o time da casa teve dois gols seguidos anulados pelo VAR (ambos por impedimento). No total, foram dez minutos de paralisação para que os árbitros se decidissem.
Fernanda Luz/AGIF

Ponto cego

A CBF admitiu haver um ponto cego do VAR na partida entre Palmeiras e Bragantino, em dezembro, na qual um gol em posição de impedimento foi validado para o Alviverde.
Reprodução

Imagem inconclusiva

Em São Paulo x Goiás, um gol de Brenner foi validado sem ninguém saber de fato se a bola entrou no gol ou não. O VAR não tinha imagens conclusivas. Sem o vídeo, ficou a polêmica.
Reprodução

Fúria contra o VAR

Em agosto, o Botafogo perdeu do Inter após ter dois gols anulados pelo VAR (um por impedimento, outro por falta na origem do lance). Gatito Fernández ficou tão irritado que depois descontou na máquina.
Reprodução/Premiere

Paralelas?

Em Atlético-MG x São Paulo, o VAR anulou um gol de Luciano com um traçado errado da linha de impedimento. "Um equívoco humano", segundo a CBF.
Reprodução

Tudo errado...

Em Ceará x São Paulo, o árbitro Wagner Magalhães validou um gol ilegal do Tricolor e chegou inclusive a reiniciar o jogo antes de voltar atrás e mudar a decisão. O lance acabou anulado.
Kely Pereira/Kely Pereira/AGIF

Pênalti aqui, gol acolá

Gil e Vargas se enroscaram em uma área, o Corinthians cruzou o campo e fez um gol no Atlético-MG. E foi pênalti? Não houve checagem à beira do campo; depois, a CBF falou em "erro claro".
Reprodução/Premiere

Descalibrado?

Na antepenúltima rodada, um problema técnico do VAR impossibilitou a revisão de um gol do Inter sobre o Vasco. Não houve conclusão sobre possível impedimento, e a divulgação dos áudios da cabine deu o que falar.
Reprodução/TV Globo

Expulsão doída

Na tão falada "final" entre Flamengo e Internacional, Rodinei foi expulso após o árbitro rever na TV um pisão que o lateral deu em Filipe Luís. Prejuízo para o Colorado, que acabou derrotado.
Reprodução/TV Globo

Bola na mão

O próprio título foi decidido em jogo muito discutido: o árbitro de campo deu pênalti para o Inter sobre o Corinthians na última rodada, mas voltou atrás após rever o lance no televisor.
Reprodução
Publicado em 16 de fevereiro de 2021.