Um ano da Libertadores

Um ano depois, roupeiro conta os bastidores do título da Libertadores

Por Bernardo Gentile

Moisés

No Flamengo desde 1992, Moisés Santos acompanhou várias conquistas. Nenhuma tão especial quanto a Libertadores de 2019. Ele participou em Lima, no Peru, do título que não vinha há 38 anos. No 1º aniversário do triunfo, o roupeiro conta o que só ele viu.
Arquivo pessoal

Confiança

Saímos do hotel confiantes. Era um jogo diferente, final de Libertadores. Mas estavam todos leves, pagode no ônibus. Sorriso no rosto no aquecimento, mas querendo levantar logo a taça. Percebia a confiança no brilho do olhar. Você sente que sai do hotel ganhando de 1 a 0.
Raul Sifuentes/Getty Images

Tensão

A bola rolou e foi dureza. Estávamos vendo o jogo por uma televisão no vestiário. Eles saíram na frente e nosso time não estava conseguindo jogar. Não sei dizer o que rolou, mas não era o esperado. O time era uma máquina, mas não conseguiu jogar no primeiro tempo.
REUTERS/Pilar Olivares

Diego, o líder

A gente estava perdendo de 1 a 0 e passei a admirar ainda mais o Diego Ribas naquele intervalo. Ele ganhou meio título no vestiário, sem fazer gol. Estavam todos preocupados, até cabisbaixos. Estávamos perdendo e o jogo estava duro. Diego já entrou rasgando o verbo,

Vamos tirar esse peso, vamos tirar esse peso. Esse peso não é nosso. Nosso futebol não é esse, vamos jogar o que mostramos até aqui

Diego,
gritando no vestiário, se referindo aos 38 anos sem títulos da Libertadores
Henry Romero/Reuters
Ele falou e mexeu com todo mundo. Ele falava e o Jesus só olhando. Achei que daria confusão, mas ele deixou, sentiu que seria o melhor. Diego falou por quase cinco minutos. E ainda disse pro Gabigol: "Foca na taça, visualiza ela, pois tudo o que você toca é seu. Acredita".
Rodrigo Coca/Conmebol
Não sei se ele previu ou quis dar moral ao Gabigol. O fato é que ele foi importantíssimo naquele vestiário. E ele é assim no dia a dia. Um cara que dá sempre uma palavra, um sorriso, alivia clima com uma brincadeira.

Admiração

"E no 2º tempo ele entra e muda o jogo. Iniciou jogadas dos gols. O Gabigol fez dois, mas se tivesse que escolher um era o Diego. Pelo que fez dentro e fora de campo, foi sensacional. Queria falar isso para ele, mas parece que está babando ovo, sabe? Ele é um líder do cara...."
Thiago Ribeiro/AGIF

Nem viu

No fim do jogo, já começamos a arrumar as coisas. Nisso entrou o Marcos Braz muito nervoso. Parecia ate que ia passar mal. Ofereci uma água, mas ele foi direto pro banheiro. Logo em seguida começamos a gritar e comemorar o empate. Ele saiu no susto já abraçando todo mundo.

O que vier agora é lucro. Estamos no páreo. E me traz aquele copo de água

Marcos Braz
Divulgação

Virada

Logo depois veio a virada. Ai é que eu achei que ele ia passar mal mesmo... Geral pulou, se abraçou, aquela gritaria, querendo invadir o campo, mas a federação segurando a gente. Daí para frente, foi só alegria. Já vi o Flamengo virando muitos jogos, mas esse aí foi brincadeira.
Divulgação/Flamengo

De meia

A virada foi tão de repente que você consegue ver alguns meninos comemorando de meia. É que eu já tinha guardado as chuteiras e não deu tempo de pegar de volta. "Vai do jeito que está, malandro. Já ganhamos, já estamos no lucro", falei para eles. Invadiram o campo de meia.
Divulgação

Rafinha

Outro cara importante era o Rafinha, um cara sensacional. Além de brincalhão, um cara otimista. Sempre dizendo que tudo ia dar certo, que ia ser campeão. Não tinha negativismo. A saída dele faz falta. Ele era participativo. Sempre conversava com os moleques.
REUTERS/Pilar Olivares

Bronca

Se tivesse que dar dura, ele dava também. Metia umas broncas ao melhor estilo Romário. Um dia, um garoto foi mexer no canal da TV e ele foi dentro: "Acabou de chegar já quer a janela?". Mas isso é bom para ter uma relação boa, saber que tem uma hierarquia, né?

Coringa

O Rafinha saiu, mas ficou o Gerson. É novo, mas já tem moral para segurar vestiário. Segura a molecada quando é preciso, mostra a realidade. Conta histórias que viveu lá fora para servir de exemplo. Coringa também dentro do vestiário, é mais uma característica.
Henry Romero/Reuters
Publicado em 23 de novembro de 2020.