Victoria Bassi

Uma pista de presente

Por Ana Flávia Oliveira

A skatista Victória Bassi ganhou um presentão de aniversário de 13 anos: uma pista de skate no quintal de casa, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.
Reprodução
Por causa da pandemia, as pistas públicas em que a garota, da seleção brasileira de skate, treinava fecharam. E ela não tinha mais como treinar. Foi aí que a dupla de motoristas de aplicativo Deise Rodrigues de Souza, de 32 anos, e Thiago Bassi, de 38, entraram em ação.

Aprendi a mexer com construção assistindo a vídeos no Youtube quando fui demitida do meu antigo emprego, há cinco anos

Deise,
mãe da Victória
Arquivo pessoal
A família já tinha construído a casa em que mora, já que não tinham dinheiro para pagar um pedreiro. Então, o ?do it yourself? já estava integrado à rotina. Eles aproveitaram o material comprado para fazer um quarto para a garota --que aprovou a troca.
Reprodução
Deise e Thiago contaram com a ajuda de amigos aos fins de semana, mas a maior parte do trabalho duro ficou com eles, mesmo. O trabalho começava às 6h da manhã e só parava quando acabava a luz.
Reprodução
?Se fosse pagar um pedreiro, iria ficar bem mais caro, pelo menos o dobro?, calcula Deise.
Reprodução
Em uma ação com amigos da família, a pista ainda ganhou um gratite, que literalmente, tem a cara de Victória.
Reprodução
"Quando eu completei 4 anos, eu ganhei patins, bicicleta e um skate. Peguei o skate e sai andando. Os amigos do meu pai perguntaram se eu sabia andar. Meu pai respondeu que eu nunca tinha subido em nada com rodinhas", diz Vitória
Reprodução
A partir daí o skate se tornou companheiro inseparável. Quando a menina bateu em um carro, ao descer a rua de casa, os pais passaram a levá-la em pistas na região, onde ela começou a aprender manobras e a se destacar. Aos 5 anos participou do primeiro campeonato. Ganhou.
Arquivo pessoal
Desde então, Victória acumula títulos nacionais. O talento chamou a atenção e ela foi convocada para a seleção brasileira em janeiro do ano passado.
Arquivo pessoal
O objetivo agora é conseguir uma vaga na Olimpíada de Tóquio, que está prevista para acontecer em agosto de 2021. As chances existem, já que ela está na quarta colocação no ranking nacional, e três atletas são classificadas.
Arquivo pessoal

Sempre andei de skate por amor, mas como surgiu a oportunidade de entrar na seleção, eu falei que iria me dedicar muito. Eu era gordinha e isso pesa no skate. Então emagreci 8 kgs desde que comecei a treinar mais forte. Ajudou muito no skate

Victoria Bassi
Arquivo pessoal
Publicado em 13 de setembro de 2020.