Com a bola e com o terno

Diego Simeone se tornou ídolo como jogador e técnico no Atlético

Por José Edgar de Matos, do UOL, em São Paulo (SP)

Maior da história?

Diego Pablo Simeone vive um patamar raramente alcançado na carreira dentro do esporte. Hoje com 50 anos, o argentino ostenta o status de ídolo do Atlético de Madri em duas frentes: tanto como técnico quanto como jogador.
Denis Doyle/Getty Images

Quase uma década de sucesso

Treinador do Atlético desde 2011, Simeone elevou o patamar do clube, que se tornou protagonista na Espanha e na Europa. São sete títulos de expressão e dois vice-campeonatos de Liga dos Campeões.
REUTERS/Albert Gea

O começo

Essa história de sucesso e idolatria, no entanto, nasce anos antes. Simeone somou duas passagens como jogador do Atlético e teve protagonismo na temporada mais vitoriosa do clube.
John Walton - EMPICS/PA Images via Getty Images

Glória

O então volante argentino chegou ao Atlético em 1994, depois duas boas temporadas no Sevilla. Na capital, a mistura da técnica com a agressividade encantou a torcida e foi importante na temporada de 1996, quando o clube venceu a LaLiga e a Copa do Rei.
Aubrey Washington - EMPICS/PA Images via Getty Images

18 anos de espera

O título de 1996 foi, inclusive, o último do Atlético em LaLiga antes de Simeone, como técnico, levar o clube ao topo do futebol espanhol na temporada de 2014.
Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

O maior troféu

Depois de arrancar empate por 1 a 1 do Barcelona, no Camp Nou, o Atlético de Madri triunfou na briga direta contra os catalães, que precisavam ganhar na última rodada dentro de casa para ficar com o título da liga espanhola.
Alex Livesey/Getty Images

Legado

Os títulos da liga e da Copa em 1996 alçaram Simeone ao patamar de ídolo da torcida colchonera. Consequentemente, clubes com maior poder aquisitivo direcionaram a atenção ao argentino. A Internazionale levou a melhor e contratou o volante em 1997.
Michael Steele - EMPICS/PA Images via Getty Images

Retorno

O carinho pelo clube se sustentou até 2003, ano em que Simeone retornou ao Atlético de Madri. Foram mais duas temporadas pela equipe que defendeu por mais de 150 jogos no total, enquanto médio-volante.
Firo Foto/Getty Images

Idolatria em risco? Negativo

Em dezembro de 2011, começou a terceira passagem de Simeone pelo Atlético. Qualquer questionamento sobre o risco à idolatria demorou pouco, e o argentino rapidamente tornou o clube vencedor.
AFP PHOTO / OSCAR DEL POZO

Duas vezes Liga Europa

Em seis meses de trabalho, Simeone guiou o Atlético de Madri ao título da Liga Europa, competição que voltou a conquistar em 2018.
NurPhoto/Getty Images

Sucesso com o terno

São mais de 400 jogos no comando da equipe e uma idolatria de duas frentes. Ao triunfar como jogador e treinador, Diego Simeone se coloca como forte candidato ao posto de maior ídolo da história do Atlético de Madri e um nome importante em todo o futebol espanhol.
(AP Photo/Manu Fernandez

Títulos de Simeone como técnico no Atlético

LaLiga (2014); Copa do Rei (2013); Supercopa da Espanha (2014); Liga Europa (2012 e 2018) e Supercopa da Europa (2012 e 2018).
Reuters / Juan Medina
Publicado em 25 de junho de 2020.