Deu ruim

Seleções que decepcionaram em Copas do Mundo

Por UOL, em São Paulo (SP)

A seleção argentina impressionou nos últimos dois jogos que fez (vitória esmagadora contra a Itália na Finalíssima e goleada por 5 a 0 contra a Estônia). Já são 33 jogos de invencibilidade do time de Scaloni e os hermanos são apontados como um dos favoritos ao título da Copa do Mundo.
Shaun Botterill/Getty Images
Apesar de estarem em alta, os companheiros de Lionel Messi precisam ficar ligados, já que grandes times chegaram na Copa com grandes expectativas e acabaram decepcionando no Mundial -- alguns timaços já até caíram na fase de grupos da competição. O UOL Esporte preparou uma lista com exemplos:
GIPHY

Brasil - 1966

O Brasil chegou à Copa de 1966, na Inglaterra, como principal favorito -- a seleção brasileira era a atual bicampeã (1958 e 1962) do Mundial. A estreia foi positiva, com vitória por 2 a 0 contra a Bulgária.
Empics
No entanto, perdeu seus confrontos seguintes contra Hungria e Portugal por 3 a 1 e deu adeus à competição ainda na fase de grupos.
Central Press/Getty Images

Brasil - 1982

A seleção de 82 comandada por Telê Santana tinha grandes nomes no elenco, como Júnior, Falcão, Cerezo, Zico e Sócrates e é considerada por muitos um dos melhores times de todos os tempos do Brasil.
Getty Images
Na fase de grupos a equipe foi bem, venceu seus três jogos contra Escócia, Nova Zelândia e União Soviética. Passou nas oitavas com uma vitória convincente por 3 a 1 contra a Argentina, mas não foi páreo para a Itália de Paolo Rossi nas quartas.
Alessandro Sabattini/Getty Images

Colômbia - 1994

A seleção colombiana chegou na Copa com a maior geração de sua história. Tinha no elenco Higuita, Valderrama, Asprilla e Rincón, mas não atendeu às expectativas. Perdeu os dois primeiros jogos para a Romênia e EUA, e venceu a Suíça quando não podia mais alcançar uma vaga na próxima fase.
Tony Marshall - EMPICS/PA Images via Getty Images
O zagueiro Andrés Escobar, autor de um gol contra na partida contra os americanos, foi morto semanas depois em Medellín -- mas não foi comprovado que o crime teve relação com a atuação no Mundial.
Shaun Botterill/ALLSPORT

Argentina - 2002

A seleção argentina chegou na Copa de 2002 muito favorita. Nas Eliminatórias para o Mundial perdeu apenas uma partida de 18 disputadas -- foram 13 vitórias e 4 empates.
picture alliance/picture alliance via Getty Image
Mas esse favoritismo não viajou para a Ásia. Fez apenas 4 pontos em um grupo com Inglaterra, Suécia e Nigéria. Venceu os nigerianos, perdeu para os ingleses e empatou com os suecos. Ficou em 3º no grupo e deu adeus à competição.
Ian Waldie/Reuters

Brasil - 2006

A seleção brasileira que disputou a Copa de 2006 frustrou muitos brasileiros. Ele contava com o chamado 'quadrado mágico', que tinha Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Adriano.
Reprodução
Na fase de grupos passeou contra Austrália, Croácia e Japão -- venceu os três jogos com tranquilidade. Nas oitavas passou fácil contra Gana, mas quando enfrentou o primeiro grande desafio, a França, nas quartas, perdeu para a equipe liderada por Zinedine Zidane, com gol de Thierry Henry.
EMPICS Sport - EMPICS/PA Images via Getty Images

Itália - 2010

A Azzurra chegou para a Copa do Mundo de 2010 defendendo o título conquistado contra a França em 2006, mas deixou a competição precocemente.
Shaun Botterill/Getty Images
Na África do Sul, os italianos caíram em um grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. Pelos adversários que iriam enfrentar, muitos imaginavam que passaria em primeiro com tranquilidade. No entanto, empatou contra o Paraguai e a Nova Zelândia, e perdeu para a Eslováquia no último jogo -- ficou em último lugar do Grupo F com 2 pontos.
CHRISTOPHE SIMON/AFP Photo

Espanha - 2014

A Espanha é mais um caso de seleção que chegou como atual campeã na Copa do Mundo, mas sequer passou da fase de grupos.
Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images
No Mundial que aconteceu no Brasil, 'La Roja' enfrentou a Holanda, o Chile e a Austrália -- mas só conseguiu vencer os australianos, perdeu para os outros rivais e deu adeus à competição.
David Ramos/Getty Images

Alemanha - 2018

A Alemanha também caiu na maldição do atual campeão do mundo. Em 2018 o time de Joachim Low não conseguiu avançar em um grupo com Coreia do Sul, México e Suécia.
Alexander Hassenstein/Getty Images
Os alemães ganharam do adversário teoricamente mais forte, a Suécia, mas perderam para México e Coreia e foram eliminados ainda na primeira fase.
Getty Images
Publicado em 19 de junho de 2022.