Santos vai a La Paz enfrentar o The Strongest

Como os times brasileiros têm se saído na altitude da Bolívia?

Por UOL, em São Paulo (SP)

O Santos encara o The Strongest no estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia, hoje (18) à noite, às 19h15 (de Brasília), pela Copa Libertadores.
Fernanda Luz/AGIF
Além do The Strongest, o Peixe precisa vencer altitude para brigar pela vaga na próxima fase da competição. Mas será que jogar na altitude tem mesmo tanto efeito assim no resultado do jogo?
GIPHY
O UOL listou os confrontos dos brasileiros na Bolívia nas últimas cinco edições da competição. Apesar dos efeitos, como o cansaço, causado pela falta de oxigênio no organismo, os times brasileiros têm conseguido superar a altitude, que não é mais nenhum bicho-papão.
Ricardo Duarte/Inter

Copa Libertadores 2016

Naquele ano, o The Strongest caiu no grupo do São Paulo. O Tricolor do Morumbi perdeu em casa por 1 a 0 e empatou em 1 a 1, no mesmo estádio que o time de Fernando Diniz joga esta noite.
NELSON ALMEIDA/AFP

Copa Libertadores 2017

Em 2017, três times bolivianos cruzaram o caminho brasileiro. O The Strongest, no grupo do Santos, o Jorge Wilstermann, no grupo do Palmeiras, e o Sport Boys, no do Atlético-MG.
Jorge Abrego/EFE

Santos

O Peixe venceu o The Strongest na Vila Belmiro por 2 a 0 e empatou em 1 a 1, na Bolívia. O time brasileiro classificou em 1º do grupo.
REUTERS/Paulo Whitaker

Palmeiras

O Alviverde venceu o Jorge Wilstermann por 1 a 0 no Allianz Parque, mas perdeu por 3 a 2 no estádio Félix Capriles, em Cochabamba.
MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Atlético-MG

Já o Galo teve extrema facilidade contra os bolivianos do Sport Boys na fase de grupos: 5 a 2 na Arena Independência e 5 a 1 no estádio Samuel Vaca Jimenez, em Warnes, na Bolívia.
AFP PHOTO / DOUGLAS MAGNO
No entanto, o Atlético-MG não teve a mesma sorte ao enfrentar o Jorge Wilstermann nas oitavas de final da competição. O Galo perdeu por 1 a 0, na Bolívia, e ficou no 0 a 0 no Brasil. Acabou sendo eliminado da Libertadores.
Thomás Santos/AGIF

Copa Libertadores 2018

Em 2018, os bolivianos só cruzaram o caminho dos brasileiros na fase preliminar da competição. O Vasco enfrentou o Jorge Wilstermann na terceira fase e goleou em São Januário por 4 a 0. Mas em Cochabamba perdeu por 4 a 0. Nos pênaltis, o cruz-maltino venceu por 3 a 2.
Thiago Ribeiro/AGIF

Copa Libertadores 2019

Em 2019, dois bolivianos enfrentam brasileiros na fase de grupos: o Jorge Wilstermann e o San José.
Alexandre Vidal / Flamengo

Flamengo

Sem dificuldades, o rubro-negro venceu o San José na Bolívia por 1 a 0 e goleou no Maracanã por 6 a 1.
Alexandre Vidal / Flamengo

Athletico

O Furacão goleou o Jorge Wilstermann por 4 a 0, na Arena da Baixada. No entanto, na Bolívia acabou perdendo por 3 a 2.
Gabriel Machado/AGIF

Copa Libertadores 2020

No ano passado, o Bolívar caiu no grupo do Palmeiras, e o Jorge Wilstermann reencontrou o Athletico-PR.
Amanda Perobelli - Pool/2020 Pool

Palmeiras

O Alviverde venceu o Bolívar na Bolívia por 2 a 1 e goleou no Allianz Parque por 5 a 0.
Amanda Perobelli - Pool/2020 Pool)

Athletico

O Furacão venceu o Jorge Wilstermann por 3 a 2 -- com gol heroico de Walter. E empatou em 0 a 0 na Arena da Baixada. Ambos se classificaram para a próxima fase.
Heuler Andrey - Pool/Getty Images
Publicado em 18 de Maio de 2021.