Seleção brasileira

Quem sobe e quem desce após tropeços contra africanos?

A seleção brasileira não vence há quatro partidas. Nos últimos amistosos, somou três empates e uma derrota. Nesta convocação, o técnico Tite testou novos nomes, mas nem todos atenderam às expectativas. Além dos novatos, algumas figurinhas carimbadas também foram mal contra as seleções africanas e incomodaram a torcida brasileira.
Feline Lim/Reuters

QUEM SOBE

Feline Lim/Reuters

Ederson

Seguro nas duas partidas, fez grandes defesas contra a Nigéria e evitou que a passagem da seleção por Cingapura terminasse em derrota.
Lucas Figueiredo/CBF

Renan Lodi

Entrou diante de Senegal, ganhou a posição contra a Nigéria. Apesar de um discreto primeiro tempo, melhorou na etapa final, apoiando o ataque (sem Everton Cebolinha, com Richarlison). Bastante elogiado por Tite após o empate.
Pedro Martins/Mowa Press

Gabriel Jesus

Diante dos senegaleses, deu uma bela assistência para Firmino. Já contra a Nigéria, foi um dos poucos que tentou fazer algo criativo no primeiro tempo. No segundo, cresceu ao explorar jogadas de linha de fundo.
REUTERS/Luisa Gonzalez

Roberto Firmino

Autor de um belo gol por cobertura diante de Senegal, criou boas chances de gol no primeiro tempo diante dos nigerianos, principalmente em função de seu bom posicionamento e da agilidade nas tomadas de decisão.
REUTERS/Feline Lim

Everton

Outro que ganhou a posição depois de entrar na segunda etapa contra Senegal. Foi o melhor do Brasil no primeiro tempo diante da Nigéria, destacando-se sem a bola nos pés, se movimentando e abrindo espaços. Mesmo assim, foi substituído no intervalo.
Felipe Moreno / MoWA Press

QUEM DESCE

Pedro Martins/Mowa

Marquinhos

Fez pênalti contra Senegal, depois de drible desconcertante de Mané. Levou outro drible desconcertante no gol da Nigéria (cabe destacar que acertou o travessão duas vezes em cabeceios).
Lucas Figueiredo/CBF

Alex Sandro

Atuação totalmente apagada diante de Senegal, ficou no banco de reservas durante os 90 minutos contra a Nigéria. Viu Tite rasgar elogios a Renan Lodi na entrevista coletiva pós-jogo.
Lucas Figueiredo/CBF

Arthur

Foi mal contra Senegal, apagado e chegando pouco ao ataque -- acabou substituído por Matheus Henrique. Já contra a Nigéria, não cobriu a entrada da área no lance em que Aribo aparece livre para infiltrar. No mesmo jogo, pisou pouquíssimo na grande área rival.
Luis ACOSTA / AFP

Neymar

Pesado e aparentando ritmo de jogo, não conseguiu se destacar contra Senegal. Diante da Nigéria, sofreu nova lesão ao sentir a coxa esquerda. O camisa 10 já desfalcou a seleção na edição deste ano da Copa América, ao machucar o tornozelo.
Pedro Martins / MoWA Press

Tite

Tite não conseguiu dar repertório a uma seleção que vem tendo extremas dificuldades após a Copa América. Contra Senegal e Nigéria, o time teve dificuldades para criar oportunidades. Se os resultados não vieram, a oportunidade também não foi totalmente aproveitada para testes. Nomes como Gabigol, Rodrigo Caio, Marcinho e Matheus Henrique tiveram poucos minutos para mostrar serviço.
Michael Reaves/Getty Images
Publicado em 14 de outubro de 2019.