Real, Barça...

Quem seriam os clubes da Superliga no Brasil?

A criação da Superliga promete bagunçar o formato como o futebol é feito na Europa. Como seria uma versão brasileira do grupo de clubes?

Real Madrid seria o...

Maior campeão europeu, o gigante espanhol encabeça o movimento pela saída dos grandes clubes da Liga dos Campeões.
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

...Flamengo

Bicampeão brasileiro, fez lobby no ano passado pela edição da MP do Mandante, que o beneficiaria diretamente, ao mesmo tempo em que tenta ser uma força dominante na América do Sul.
Alexandre Vidal / Flamengo

Manchester United seria o...

Maior vencedor do Campeonato Inglês, com 20 títulos, quer voltar a ser presença constante no maior torneio continental de clubes.
Pool via REUTERS/Oli Scarff

...Corinthians

Um dos maiores campeões nacionais do país, busca uma reformulação para voltar a disputar títulos
Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Liverpool seria o...

Após a seca de títulos, voltou a ser uma força no continente depois da chegada de novos sócios e de um estrangeiro que revolucionou o clube, o alemão Jürgen Klopp.
Phil Noble

...São Paulo

Sem títulos desde 2012, aposta em uma nova direção e na chegada de um estrangeiro, o argentino Hernán Crespo, para mudar o clube e recolocá-lo no caminho das conquistas.
Divulgação/São Paulo

Manchester City seria o...

Clube tradicional inglês que viu sua capacidade de investimento ser turbinada após a injeção de recursos dos donos, enfileirando taças nacionais.
Matthew Childs/Reuters

... Palmeiras

Com a chegada da Crefisa ao clube, pôde desfrutar de um grande investimento para contratar jogadores e conquistar títulos nacionais em sequência.
Cesar Greco

Barcelona seria o...

Teve títulos expressivos e sucesso recente, mas as brigas políticas internas não deixam o clube brigar mais pelo título mais cobiçado.
David Ramos/Getty Images

... Santos

Mesmo com a fase de títulos no início da década de 10, brigas políticas impediram o clube de aproveitar o sucesso da "era Neymar".
Ricardo Saibun/Santos FC

Chelsea seria o...

Até o início do século, era conhecido por ficar em um bairro com lojas e restaurantes chiques. É o novo rico do clube que quer a Superliga.
Glyn KIRK / AFP

... Red Bull Bragantino

Era mais conhecido como o time da cidade da linguiça. Com a entrada da Red Bull, passa a tentar ser protagonista no futebol brasileiro.
Ari Ferreira

Milan seria o...

O gigante italiano viveu seu auge quando tinha um dirigente histórico, Silvio Berlusconi. Depois da saída dele, vive uma eterna instabilidade e perdeu o lugar para times menores, como a Atalanta.
MIGUEL MEDINA / AFP

... Vasco

Mesmo com Eurico Miranda, nos últimos anos, sobe e desce de divisão, ficando longe da conquista de títulos. E viu seu lugar ser ocupado por times como Fortaleza e Bahia.
Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Arsenal seria o...

Tradicional time inglês que vive uma seca de títulos e aposta na base para a reformulação.
FRANK AUGSTEIN/AFP

... Fluminense

Assim como o Arsenal, nunca conquistou a maior competição do seu continente, vive uma seca de títulos e aposta na base.
Lucas Merçon/Fluminense FC

Atlético de Madrid seria o...

Conhecido como a terceira força na Espanha, vem lutando para brigar com os grandes do continente com o uso de um moderno estádio.
Christian Bruna/EFE

... Athlético-PR

Um time que historicamente tenta furar o predomínio dos grandes dos estados vizinhos e que conta com um moderno estádio.
Gabriel Machado/Gabriel Machado/AGIF

Inter de Milão seria o...

Apesar dos esforços, vem sempre batendo na trave na hora de conquistar grandes títulos nos últimos anos.
REUTERS/Daniele Mascolo

...Internacional

Teve a chance de sair da fila de títulos nacionais na temporada passada, mas deixou o título escapar faltando duas rodadas.
GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Juventus seria o...

Apesar do domínio local, não consegue fazer sucesso no continente nos últimos anos, nem mesmo com Cristiano Ronaldo no elenco.
Marco BERTORELLO / AFP

... Grêmio

Como o time italiano, é copeiro e tem muitos títulos recentes. Mas não conseguiu ser dominante no continente após o título de 2017.
Divulgação

Tottenham seria o...

Apesar de um sucesso recente, não conquista o Campeonato Inglês desde 1961. Aposta no moderno estádio para mudar de tamanho.
Stu Forster/Getty Images

...Atlético-MG

Campeão da Libertadores em 2013, o Galo só tem um Brasileirão, em 1971. Quer usar o novo estádio, ainda não inaugurado, para mudar de patamar.
Pedro Souza / Atlético
Publicado em 20 de abril de 2021.
Roteiro: Thiago Braga, colaboração para o UOL. Edição: Bruno Doro.