Grêmio na briga!

Quais as chances de seu time avançar à Libertadores 2020?

Concorrência pesada

Pela primeira vez, o Grêmio olha para o Brasileirão com exclusividade. Campeão da Libertadores em 2017 e semifinalista nos dois últimos anos, o time agora joga para voltar ao torneio continental.
Bruno Baketa/AGIF
Não é exagero dizer que a briga pela Libertadores nunca esteve tão forte. São poucas vagas para muitos times. Quais as chances de cada um faltando 11 rodadas? Confira a seguir.
Rafael Ribeiro / Vasco

Athletico-PR: 100%

Campeão da Copa do Brasil, o Athletico-PR já está garantido na Libertadores de 2020. A equipe de Tiago Nunes ainda pode chegar ao G6, o que abriria uma vaga para o sétimo colocado.
Gabriel Machado/AGIF

Flamengo: 100%

O Flamengo está tão bem que, mesmo ainda não classificado, já é considerado presença certa segundo os matemáticos. Se vencer a edição de 2019 e o Athletico também ficar entre os seis primeiros no Brasileiro, o G6 vira G8!
Thiago Ribeiro/AGIF

Palmeiras: 99,8%

Se o título do Brasileirão tem ficado distante, a Libertadores de 2020 já é quase uma realidade para o Palmeiras. O vice-líder vem de sete vitórias, três empates e só uma derrota com Mano Menezes.
Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Santos: 98,5%

A irregularidade que quase já tira o Santos da briga pelo título brasileiro não parece abalar a vaga dos comandados de Sampaoli no G6. A missão é voltar a vencer já hoje (26), contra o Corinthians.
Fernanda Luz/AGIF

São Paulo: 82,2%

Após entrar no G4 na última rodada, o São Paulo vê suas chances de Libertadores crescerem. A chance de embalar é amanhã (27) contra o Atlético-MG de Vagner Mancini, ex-coordenador técnico tricolor.
Daniel Vorley/AGIF

Corinthians: 61,2%

É o time do pelotão de cima que está em pior fase, em jejum de cinco jogos sem vencer. Ainda assim, tem se mantido na zona de classificação à Libertadores. Clássico de hoje (26) é confronto direto contra o Santos!
Daniel Vorley/AGIF

Internacional: 48%

Após altos e baixos com o ex-técnico Odair Hellmann e o interino Ricardo Colbachini, o Inter tem 11 rodadas sob comando de Zé Ricardo para se firmar no G6. O novo treinador estreia hoje (26), contra o Bahia.
Ricardo Duarte/Inter

Grêmio: 38,8%

O Grêmio entra de vez na briga pelo G6 após a eliminação nas semifinais da Libertadores. O time de Renato Gaúcho vem de ascensão no Brasileiro - hoje sétimo, ocupava o 14º lugar ao fim da 14ª rodada.
Pedro H. Tesch/AGIF

Bahia: 34,1%

Irregular no segundo turno, o time de Roger Machado ainda assim segue na cola do G6. O Bahia vive expectativa de, pela primeira vez em 31 anos, se classificar para a Libertadores.
Jhony Pinho/AGIF

Goiás: 16,9%

Vice-líder do returno atrás apenas do Flamengo, o Goiás de Ney Franco disparou da briga contra o rebaixamento para o sonho pela Libertadores. Isso somente entre a 19ª e a 27ª rodadas!
Rosiron Rodrigues/GEC

Vasco: 13%

Vanderlei Luxemburgo assumiu o Vasco lanterna do Brasileirão. Hoje com a equipe em 11º lugar e a cinco pontos do G6, o discurso mudou da fuga do rebaixamento para o "desejo por coisas grandes".
Thiago Ribeiro/AGIF

Atlético-MG: 4,9%

Quem se lembra do Atlético-MG liderando o Brasileirão? E em segundo lugar na cola do então líder Palmeiras? Pois é. Mas mesmo após despencar na classificação e trocar de treinador, o Galo ainda tem esperanças pelo G6.
Bruno Cantini/Atlético

Botafogo: 1,7%

A exemplo do Galo, o Botafogo também renovou suas (ainda menores) esperanças pela vaga na Libertadores. Agora com Alberto Valentim, o Fogão tenta se afastar do Z4 para então, quem sabe, chegar ao G6. Ou G7. Ou G8!
Vitor Silva/Botafogo
Arte/UOL
Arte/UOL
A fonte utilizada pela reportagem do UOL Esporte é o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, especializado em cálculo de probabilidades de futebol.
Reprodução
Publicado em 26 de outubro de 2019.
Por Lucas Faraldo