UOL Esporte

Os olhos de Jordan

Por Por Beatriz Cesarini

O documentário The Last Dance, que virou febre entre os fãs de basquete, trouxe à tona uma dúvida que nada tem a ver com o esporte. Dê uma olhada nos olhos de Michael Jordan, a grande estrela do filme.
Divulgação Netflix
O UOL conversou com especialistas para entender por que os olhos de Jordan ficaram amarelados após a aposentadoria -- porque, antes, os olhos tinham a coloração habitual.
Essa foto é de 1996, quando ele conquistou seu quarto título da NBA
Barry Gossage/NBAE via Getty Images

"A cor amarelada dos olhos se chama icterícia. Pode acometer também a pele e ocorre quando há excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue"

Débora Raquel Terrabuio,
hepatologista da USP
Doenças relacionadas ao amarelamento dos olhos, de acordo com as especialistas, normalmente ocorrem no fígado. Quem acompanhou o documentário notou que Michael Jordan falava com um copo e um charuto posicionados na mesa ao seu lado.
Reprodução
Em 2012, já aposentado, Michael Jordan não tinha os olhos tão amarelados como atualmente
Chuck Burton/Reuters
Algumas das causas mais comuns do amarelamento dos olhos são as hepatites virais (hepatites A, B e C), hepatites por medicação/drogas, uso abusivo de álcool e outras doenças ou infecções que podem afetar o fígado.

Manter bons hábitos de higiene, evitar uso abusivo de álcool, praticar atividade física, evitar uso de medicações sem orientação médica e o uso de chás que, mesmo sendo naturais, são ações que evitam doenças hepáticas

esclareceu a doutora Raquel
Quer ler mais sobre isso? O UOL Esporte fez uma matéria sobre quais cuidados você deve tomar para evitar o problema
Reprodução/Netlix
Publicado em 10 de junho de 2020.