Olimpíadas

Olimpíada quer ser neutra na política, mas gestos marcam história dos Jogos

O Comitê Olímpico Internacional proibiu manifestações políticas e religiosas nos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano. Ajoelhar-se ou fazer qualquer outro ato em protesto, segurar faixas ou recusar-se a cumprir protocolos está proibido sob pena de punição. O objetivo é "manter o foco nos atletas". Mas esses gestos já fazem parte da história olímpica.
OAO PAULO ENGLELBREC

Olimpíada de 1968

Os atletas John Carlos e Tommie Smith protestaram no pódio dos 200m rasos do atletismo numa das cenas mais impactantes dos Jogos: os braços erguidos com o punho fechado, a saudação black power, em protesto pelos direitos civis dos Estados Unidos.
John Dominis

Olimpíada de 1936

Havia 120 mil pessoas presentes no Estádio Olímpico de Berlim, e uma multidão fez a saudação nazista durante a cerimônia de abertura da Olimpíada de 1936, na capital alemã. Também gritavam palavras de ordem. Os Jogos foram pautados pelo regime de Adolf Hitler, três anos antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Schirner Sportfoto/picture alliance via Getty Images

Olimpíada de 1960

Atletas chineses seguraram bandeira escrita "sob protesto" depois de serem obrigados a competir como Formosa (Taiwan hoje) e, não, pela China. Eles marcharam com a bandeira de protesto na cerimônia de abertura dos Jogos realizados em Roma (Itália).
Douglas Miller/Getty Images

Olimpíada de 1968

A multimedalhista olímpica de ginástica artística Vera Caslavska protestou no pódio da Olimpíada de 1968 abaixando a cabeça no momento que o hino da União Soviética tocava em protesto contra o país, que tinha invadido a Tchecoslováquia, país de origem da ginasta. Na ocasião, ela dividiu o primeiro lugar no pódio com a russa Larisa Petrik.
Reprodução

Olimpíada de 1980

O polonês Wladyslaw Kozakiewicz conquistou o ouro no salto com vara na Olimpíada de Moscou após competir o tempo todo sob vaias e tentativas de distração no estádio, que apoiava Kostantin Volkov. Após confirmar o ouro, o atleta fez um gesto de "banana" para a torcida.
PA Images Archive/PA Images via Getty Images

Olimpíada de 1992

Ibragim Samadov, da União Soviética, recusou-se a receber a medalha de bronze e participar da cerimônia de premiação de levantamento de peso após ser derrotado. Ele foi banido do esporte pela atitude.
Reprodução

Olimpíada de 2016

Uma das questões mais recentes do mundo envolve os refugiados, que competiram pela primeira vez juntos na Olimpíada de 2016, sob a bandeira olímpica.
Getty Images
Publicado em 12 de janeiro de 2020.
Reportagme: Karla Torralba