Haja grana!

Top 10 dos donos de clubes mais ricos da Europa

Por Enrico Bruno

Temos um novo rico!

A partir de janeiro, um fundo árabe vai passar a injetar muita grana para tornar o Newcastle uma nova potência no futebol. Mas quanto será que cada proprietário dos clubes europeus tem nos cofres? Se liga no top 10 dos mais endinheirados!
Reprodução
Lembrando que separamos aqui somente os clubes de futebol da Europa, com todas as fortunas avaliadas em bilhões de euros.
Reprodução

10. Zhang Jindong

Fundador da Suning.com, uma das maiores empresas da Ásia, Zhang também é quem coloca grana na Internazionale. Suas finanças pessoais atingem cerca de 7 bilhões de euros.
Claudio Villa/Internazionale/Getty Imag

9. Stan Kroenke

Magnata do ramo imobiliário e esportivo, o americano é dono do Arsenal e tem uma fortuna avaliada em 7,5 bilhões de euros.
Adrian Dennis/AFP

8. Nasser Al-Khelaifi

Nasser é CEO da Qatar Sports Investments (QSI), um fundo de investimentos ligado ao governo do Qatar. É no PSG que o empresário despeja parte dos seus 7 bilhões de euros.
Getty Images/Getty Images

7. Dietmar Hopp

Dono da SAP, empresa de software que patrocina o Hoffenheim, Hopp também é presidente do clube alemão e um dos empresários mais ricos do país: cerca de 11 bilhões de euros.
TF-Images/Getty Images

6. Andrea Agnelli

Membro da família Agnelli, famosa na história da Juventus e por ser fundadora da montadora Fiat, Andrea é o atual presidente do clube italiano e tem um ativo avaliado em cerca de 12 bilhões de euros.
09.abr.2019 - Alfredo Falcone/LaPresse/DiaEsportivo/Folhapress

5. Roman Abramovich

Bastante conhecido por seus projetos audaciosos no Chelsea, o russo acumula mais de 10 bilhões de euros.
Dylan Martinez/Reuters

4. Dietrich Mateschitz

Outro poderoso que resolveu investir no futebol é Dietrich Mateschitz, dono de clubes como o RB Salzurg e RB Leipzig. Cofundador da Red Bull, o austríaco tem cerca de 20 bilhões de euros em sua conta.
Getty Image

3. Xeique Mansour

O membro da família real dos Emirados Árabes Unidos é dono do Manchester City e de outros clubes do "Grupo City". Mansour bin Zayed Al Nahyan tem uma fortuna avaliada em mais de 25 bilhões de euros.
Nigel French - PA Images via Getty Images

2. François Pinault

O magnata e torcedor do Rennes não é de gastar sua fortuna de mais de 40 bilhões de euros com grandes craques, mas investe na base e garante que o clube seja sustentável sem depender tanto do seu dono.
Bryn Lennon/Getty Images

1. Mohammed bin Salman

Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman dirige o "Fundo de Investimento Público" que comprou o Newcastle. Os ativos superam 370 bilhões.
AFP PHOTO / SAUDI ROYAL PALACE / BANDAR AL-JALOUD
Publicado em 23 de outubro de 2021.