Neymar trintou! 30 momentos marcantes do aniversariante do final de semana

Por Do UOL, em São Paulo

Amado por muitos, criticado por outros tantos! Assim é Neymar, o garoto que estreou na Copinha 15 anos atrás e se tornou um dos mais importantes jogadores da sua geração. Para homenagear o craque em seu aniversário de 30 anos, o UOL listou os momentos mais importantes de sua carreira.
giphy.com

Estreia na Copinha

Neymar estreou na Copinha de 2008, aos 15 anos. Ele substituiu Paulo Henrique Ganso na vitória do Santos por 5 x 1 sobre o Barra de Garças. Neymar não fez gol, mas deu uma assistência e distribuiu dribles.
Reprodução

Estreia no profissonal

O craque debutou no profissional do Santos no Paulistão de 2009. Com a camisa 18, ele entrou no segundo tempo na vitória santista por 2 a 1 sobre o Oeste.
JONNE RORIZ/AE

Primeiro gol

Neymar fez o primeiro gol como profissional em março daquele ano, na vitória contra o Mogi Mirim. Na competição, Neymar marcou 12 gols, e o time da Vila ficou com o vice-campeonato.
gifs.com

Primeiro título

O primeiro troféu profissional que Neymar ergueu como profissional foi o da Copa do Brasil de 2010. O craque ainda ganhou o prêmio de artilheiro da competição, com 11 gols
Moacyr Lopes Júnior/Folhapress

Seleção brasileira

Neymar vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira principal em agosto de 2010. E já marcou na estreia contra os Estados Unidos.
gifs.com

Polêmica com Dorival Junior

As polêmicas começaram a aparecer cedo. Em 2010, Neymar e Dorival Jr. discutiram depois que o então treinador do Santos impediu que o craque batesse um pênalti. O técnico foi demitido.
Alexandre Schneider/Getty Images

Título com a seleção sub-20

No início de 2011, Neymar ajudou a seleção brasileira sub-20 a conquistar o Sul-Americano. Logo no jogo de estreia, marcou quatro gols.
Cris Bouroncle/France Presse- AFP

Bicampeão paulista

O bicampeonato paulista veio diante do Corinthians. No segundo jogo da decisão, o Santos ganhou por 2 a 1, com Neymar marcando o gol da vitória nos minutos finais.
Almeida Rocha/Folhapress

Libertadores

Com a camisa do Santos, Neymar também conquistou a América em 2011, sendo considerado o melhor jogador da competição.
ROBSON FERNANDJES

Prêmio Puskas

O gol contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro de 2011 rendeu a Neymar o prêmio Puskas de mais bonito do ano.
gifs.com

100º gol

Há exatamente 10 anos, Neymar marcava seu 100º gol na carreira no dia em que completou 20 anos. O gol foi em jogo do Paulistão, contra o Palmeiras.
gifs.com

Tricampeão Paulista

Em 2012, Neymar marcou 20 gols no Paulistão, foi o artilheiro isolado da competição e ajudou o Santos a levantar o terceiro troféu seguido.
Juca Varella/Folhapress

Despedida dos Santos

Já vendido ao Barcelona, Neymar faz sua última partida pelo Santos em maio de 2013. Com a camisa do time da Vila Belmiro, Neymar conquistou três vezes o Paulista (2010, 2011 e 2012), a Copa do Brasil (2011), a Libertadores (2011) e a Recopa Sul-Americana (2012).
Pedro Ladeira/Folhapress

1º título com a seleção

Em 2013, Neymar levantou sua primeira taça a serviço da seleção principal. Na Copa das Confederações daquele ano, marcou quatro gols, inclusive um na final contra a Espanha.
Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images

Chegada ao Barcelona

Logo após título com a seleção brasileira, Neymar foi oficialmente apresentado no Barcelona.
David Ramos/Getty Images

Primeiro gol vale o título com Barcelona

Neymar demorou dois jogos para balançar as redes com a camisa do Barcelona pela primeira vez. E o gol valeu título. O brasileiro marcou no empate em 1 a 1 com o Atlético de Madri, resultado que deu a Supercopa da Espanha ao time da Catalunha.
REUTERS/Juan Medina

Primeiro hat trick no Barça

A primeira atuação de gala de Neymar com a camisa do Barça foi na goleada de 6 a 1 sobre o Celtic pela Liga dos Campeões em 2013. O brasileiro fez três gols - os primeiros dele na competição.
ZUMAPRESS/ZUMAPRESS.com

Mundial de 2014

Neymar fez sua estreia em Copas no Mundial do Brasil. O craque jogou cinco partidas e marcou quatro gols - dois deles na estreia contra a Croácia.
Buda Mendes/Getty Images

Lesão na Copa

Mas o Mundial de 2014 ficou marcado pela grave lesão sofrida por Neymar. O brasileiro foi atingido com uma joelhada pelo zagueiro colombiano Zúñiga nas costas, nas quartas de final, fraturou uma vértebra e deixou o Mundial.
picture alliance/picture alliance via Getty Image

Conquista da Champions

Neymar conquistou a Champions League com o Barcelona na temporada 2014/2015. Ele dividiu a artilharia da competição com Messi e Cristiano Ronaldo. Cada um marcou dez gols.
Visionhaus/Corbis via Getty Images

Olimpíadas do Rio

Neymar foi um dos protagonistas da conquista do título até então inédito das Olimpíadas pela seleção brasileira. Ele marcou quatro gols na competição, incluindo um na final contra a Alemanha.
Eduardo Knapp/Folhapress

Virada histórica

Neymar foi um dos protagonistas de uma das maiores viradas da história do futebol mundial. Na Champions de 2016/17, o Barcelona precisava reverter o placar de 4 a 0 contra o PSG. Neymar marcou duas vezes e deu a assistência para o gol decisivo. O Barça venceu por 6 a 1.
Xinhua/Hollandse-Hoogte/ZUMAPRESS

Mundial de Clubes

Neymar conquistou seu único mundial de clubes em 2015. Ele não fez gol na final, mas foi dele o papel de garçom do dia. Serviu Messi e Suárez, que ajudaram o Barcelona a superar o River Plate por 3 a 0.
Ma Ping

Despedida do Barcelona

Em 3 de agosto de 2018, Neymar se despediu do Barcelona. Pelo clube catalão, foram um título da Supercopa da Espanha (2013), dois do Campeonato Espanhol (2014/15, 2015/16), três da Copa do Rei (2014/15, 2015/16, 2016/17), um Champions League (2014/15) e um Mundial de Clubes da Fifa (2015).
giphy.com

Apresentação no PSG

No dia 4 de agosto de 2017, Neymar foi apresentado oficialmente ao PSG.
NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Estreia de gala

Logo na estreia, Neymar deixou seu cartão de visitas e fez os três gols da vitória do PSG contra Guimgamp.
Benoit Tessier/Reuters

Copa do Mundo da Rússia

Neymar foi alvo de críticas na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. O Brasil não passou das quartas de final, e Neymar saiu com fama de 'cai-cai'.
giphy.com

Saudade do ex

Insatisfeito com as críticas e vaias de torcedores do PSG, Neymar tentou forçar seu retorno ao Barcelona em 2019. Mas não funcionou. Ele continuou no clube de Paris e foi vice-campeão da Champions 2019/20, sendo derrotado na final pelo Bayern de Munique.
Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images

Soco em torcedor

A temporada de 2019 terminou mais cedo para o brasileiro. Isso porque ele foi suspenso depois de reagir às provocações e acertar um soco no rosto de um torcedor após perder o título da Copa da França pelo PSG.
gifs.com

Lesões no PSG

2020 foi um ano marcado por lesões para Neymar. Ele ficou de fora de 14 partidas do PSG, em jogos da Liga dos Campeões, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Ligue 1.
Getty Images

Posicionamento contra racismo

Em setembro de 2020, o brasileiro declarou ter sido alvo de racismo em uma partida entre PSG e Olympique de Marselha. Meses depois, no jogo contra o Istanbul Basaksehir, Neymar liderou a saída do PSG de campo em um protesto contra o quarto árbitro que ofendeu o camaronês Pierre Webó, membro da comissão técnica do time turco.
Gonzalo Fuentes/Reuters

Reencontro com Messi

Em 2021, Neymar voltou a ter a companhia do argentino Lionel Messi, que foi contratado pelo PSG em agosto de 2021, ano em que o brasileiro teve a pior média de gols desde que chegou à Europa. Foram 17 gols e 17 assistências em 46 partidas pelo PSG e pela seleção.
John Berry/Getty Images
Publicado em 05 de fevereiro de 2022.

Veja Também