Não foi só o Paulista: Globo tem apenas Brasileiro e Copa do Brasil

Por Bernardo Gentile

O torcedor estava acostumado a ligar na Globo para acompanhar os jogos do seu time. Porém, a cada ano, a emissora carioca vem perdendo o direito de transmissões de várias competições e vê a concorrência entrar no cenário com força significativa.
giphy.com

O que sobrou?

Hoje a Globo conta com o direito de transmissão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na TV aberta. As duas competições já têm sido o carro-chefe da emissora nos últimos anos.
Pedro Martins/UOL

Como isso aconteceu?

A Globo chegou à conclusão que estava investindo muito dinheiro em direitos de transmissões e decidiu economizar. Foi a porta de entrada para que a concorrência fizesse a festa.
giphy.com

O primeiro golpe

Tradicionalmente, a Globo tinha o direito de transmissão da Champions na TV aberta, mas em 2018 queria que a mesma proposta valesse também para a TV por assinatura e teve uma negativa da empresa responsável pela competição da Uefa. Desde então, não transmite o maior torneio da Europa.
AFP

Champions no SBT

Neste ano, a Globo tinha como objetivo voltar a comprar o direito de transmissão, mas acabou perdendo o leilão para o SBT.
John Berry/Getty Images

Libertadores também doeu

Outra perda importante foi a da Libertadores. Até 2020, a Globo detinha o direito de transmissão na TV aberta. Porém, a emissora se Silvio Santos abriu o cofre e levou a melhor para ter o torneio continental no SBT.
Gabriel Cardoso/SBT

Carioca

A perda do Carioca é uma história à parte. O estadual não estava mais nos planos da Globo, que tentou pagar bem menos aos clubes. A competição do estado do Rio foi a primeira a ficar sem contrato e acabou na Record.
Maga Jr./Estadão Conteúdo

Paulista

O problema da Globo parecia ser apenas com o Carioca, mas o mesmo aconteceu no Paulista. Ao oferecer menos, os clubes correram para fechar com a Record até 2026.
Rubens Chiri/São Paulo

Gaúcho e Mineiro

A Globo ainda negocia com os clubes para ter os campeonatos Gaúcho e Mineiro. As primeiras conversas não foram boas, pois a oferta foi considerada baixa. No entanto, ainda há chance de chegar a um acordo.
Pedro Souza/Atlético

E não foi só no futebol

A decisão da Globo de economizar nos direitos de transmissão não se restringiu apenas ao futebol. A tradicional Fórmula 1, após vários anos, mudou de casa e hoje está na Band -- com direito a vários rostos conhecidos da emissora rival.
Reprodução/Instagram
Publicado em 28 de setembro de 2021.