Não foi só Hamilton! Relembre outros pilotos salvos pelo halo em corridas

Por Do UOL, no Rio de Janeiro

O Halo chegou à Fórmula 1 com muita reclamação. É que o dispositivo de segurança, colocado acima da cabeça dos pilotos, mudou a estética do carro e, consequentemente, gerou uma forte onda de queixas. No entanto, ele já se provou fundamental após salvar a vida de pelo menos quatro pessoas.
Clive Rose - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
No último domingo (12), foi o heptacampeão Lewis Hamilton quem escapou de ter a cabeça atingida por uma das rodas do carro de Max Verstappen, no GP da Itália. O Halo segurou o peso da máquina após acidente cinematográfico e manteve o britânico intacto.
Twitter/Lewis Hamilton

"Honestamente, me sinto abençoado. Graças a Deus pelo Halo, porque no fim das contas, ele salvou meu pescoço. Nunca tinha sido atingido na cabeça por um carro, o que me assustou um pouco, mas estou muito grato por ainda estar aqui."

Lewis Hamilton,
Piloto de Fórmula 1
Florion Goga - Pool/Getty Images
Mas Hamilton não foi o único e nem o primeiro a ser salvo pelo novo equipamento de segurança. O Halo foi decisivo para manter outros pilotos inteiros desde que foi implementado em 2016.
Reprodução/F1TV

Por que o halo?

A FIA passou a insistir nas discussões sobre o Halo depois de uma tragédia em 2015, o último acidente fatal da Fórmula 1. No GP do Japão, sob chuva, o francês Jules Bianchi perdeu o controle de seu carro e bateu violentamente em um guindaste, o que destruiu o cockpit.
Mark Thompson/Getty Images

Charles Leclerc

A eficiência do Halo não demorou a se justificar: a estrutura impediu que a McLaren de Fernando Alonso atingisse a cabeça de Charles Leclerc em uma batida logo em 2018, na Bélgica.
Getty Images

Romain Grosjean

Em 2020, a estrutura foi fundamental para que Romain Grosjean saísse vivo do acidente mais impressionante da F1 moderna, no Bahrein.
Formula 1 via Getty Images
Na Fórmula 2, o Halo apresentou grandes resultados até antes. O japonês Tadasuke Makino que o diga. Em Barcelona, ele se envolveu em acidente parecido com o da Hamilton, mas em 2018. "Sim, o Halo salvou a minha vida", disse o piloto.
Formula 1 via Getty Images
Publicado em 14 de setembro de 2021.