Morto aos 55 anos

André Ribeiro, o único brasileiro a vencer prova da Indy no Brasil

Vítima de um câncer no intestino aos 55 anos, André Ribeiro teve uma passagem rápida pelo automobilismo, mas que o colocou entre os grandes nomes da história do esporte a motor brasileiro.
Jamie Squire/Getty Images
Ele é o único piloto do país a vencer uma prova da Fórmula Indy no Brasil. Em 1996, ele faturou as 400 milhas do Rio de Janeiro.
David Taylor/Getty Images
André Ribeiro foi apenas o segundo brasileiro a vencer na Fórmula Indy. Antes dele, apenas Emerson Fittipaldi havia conseguido tal feito.
Reprodução
A carreira de Ribeiro durou apenas 12 anos. Ele entrou aos 19 no kart, em 1986. Em 1998, disputou sua quarta e última temporada da Fórmula Indy.
Robert Laberge/Allsport/Getty Images
Na tradicional categoria do automobilismo dos Estados Unidos, Ribeiro conquistou três vitórias. Além do triunfo no Brasil, ele venceu em New England, em 1995, e Michigan, em 1996.
Craig Jones/Getty Images
Depois de aposentado, Ribeiro abriu concessionárias no Brasil com bandeiras de Honda, Lexus, Toyota e Chevrolet. O negócio era uma parceria com Roger Penske, dono de sua antiga equipe na Indy.
Ribeiro ainda foi agente da piloto Bia Figueiredo, que disputou a principal divisão da Indy por quatro anos.
Divulgação/Stock Car

O André Ribeiro foi uma pessoa chave na minha carreira. (...) Não teria Bia na Indy, ou a primeira brasileira em uma categoria top mundial, se não fosse por você. Muito obrigada por tudo, André

Bia Figueiredo
Publicado em 24 de Maio de 2021.