Xô, carne!

10 atletas que aderiram ao vegetarianismo ou veganismo

É cada vez mais comum ver pessoas de todo o mundo abdicarem de comer carne para aderir ao vegetarianismo ou ao veganismo. Muitos praticantes de esportes de alto rendimento estão incluídos nessa, e o UOL Esporte separou uma lista com dez atletas das mais variadas modalidades que resolveram mudar o estilo de vida, seja por empatia aos animais, busca por uma vida mais saudável ou até mesmo para melhorar o desempenho profissional.
iStock

Lewis Hamilton

O hepta campeão mundial de Fórmula 1 não consome nenhum alimento de origem animal desde 2017 e diz que, desde então, não teve mais problemas intestinais ou estomacais.
Mark Thompson/Getty Images

Em última análise, você quer se sentir bem. Você quer ter energia para ser consistente. Você não quer ter grandes oscilações, altos e baixos em seus níveis de energia. O veganismo erradicou isso.

Lewis Hamilton, à Revista "QG"

Kun Aguero

Junto com seus médicos e nutricionistas, Aguero, maior artilheiro da história do Manchester City, decidiu adotar uma dieta vegana para tentar diminuir as lesões, e deu certo. Desde então, o argentino mantém esse tipo de alimentação durante o calendário competitivo.
REUTERS/Clive Brunskill

Tive que mudar muitas coisas, começando pela alimentação. Necessitava de um estilo de vida mais saudável e fui ver um médico na Itália. Depois da consulta, ele me disse que teria que mudar meus hábitos alimentares e não comer mais massa, nem açúcar e nem carnes.

Kun Aguero, em entrevista coletiva

Serena Williams

A ex-número 1 do tênis segue a dieta vegana rigorosamente, especialmente durante a temporada de tênis, desde 2012. A irmã, Venus Williams, também a acompanha nesta jornada. Elas comem bastante vegetais crus e evitam produtos industrializados.
Thos Robinson/Getty Images for AYS Sports Marketing

Eu sinto que muitas coisas estão sendo mortas, e não estamos salvando a Terra. Todos nós podemos fazer uma pequena coisa e ajudar, então, isso também foi uma grande inspiração.

Serena Williams, ao Essence.com

Gabriel Medina

O astro do surfe revelou ter parado de comer carne depois de assistir a um documentário. Nas redes sociais, dizem que a influência da namorada, Yasmin Brunet, defensora da causa animal, ajudou o surfista brasileiro a tomar esta decisão.
Reprodução/Instagram

Assisti a um documentário chamado Thrive e a cena que me chocou foi a de uma vaca sendo encaminhada ao matadouro e ela sabia que iria morrer. Resolvi parar de comer carne e me sinto muito bem.

Gabriel Medina, nos Stories do Instagram

Novak Djokovic

O atual número 1 do mundo do tênis serviu até de inspiração para Lewis Hamilton virar vegano. Apesar de Djoko não se autointitular vegano, ele pratica uma alimentação à base de vegetais há vários anos.
Bradley Kanaris/Getty Images

Acho que essa é uma das razões pelas quais me recupero tão bem. Não tenho mais as alergias que costumava ter.

Novak Djokovic, em entrevista coletiva

Bob Burnquist

O ex-skatista não come carne vermelha desde os 18 anos. Em entrevista ao UOL Esporte, ele contou que se tornou vegano no fim de 2019, ainda que, de vez em quando, cometa o pecado de comer um pão comum caso não encontre uma alternativa.
Harry How/Getty Images

Estou me sentindo completamente outra pessoa, ando de skate mais tempo. Está sendo uma experiência bem interessante.

Bob Burnquist, ao UOL Esporte

Kyrie Irving

Um dos principais nomes da NBA, o norte-americano Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, passou a adotar o veganismo depois de assistir ao documentário What the Health. Segundo a BBC, a sua habilidade para driblar tão rapidamente tem a ver com a dieta que faz à base de plantas.
Christian Vierig/Getty Images

Estou seguindo uma dieta mais baseada em vegetais, ficando longe dos animais e tudo mais. Eu tinha que fugir disso. Minha energia está lá em cima. Meu corpo é incrível.

Kyrie Irving, ao NBA Countdown

Alex Morgan

Uma das maiores jogadoras de futebol da história, a norte-americana campeã da Copa do Mundo de 2019 revelou ter virado vegana 'porque não parecia justo ter um cachorro e ainda assim comer carne o tempo todo'.
Jean-Philippe KSIAZEK / AFP

Isso me fortalece e ajuda com fadiga e recuperação. Nunca pensei que fosse possível jogar em nível de elite como atleta profissional com uma dieta à base de plantas.

Alex Morgan, ao USA Today

Macrís Carneiro

A levantadora do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira virou vegana em 2017 e, desde então, viu seu rendimento nas quadras melhorar. A central Ana Carolina, do Dentil Praia Clube, é outra personagem do vôlei feminino que também adotou o veganismo para a vida.
Arquivo Pessoal

Tudo foi se moldando para melhor com o meu despertar para o veganismo. Na minha prática esportiva, quando ligada ao veganismo, ter maior sensação de leveza para jogar, mais energia e resistência para um jogo de longa duração, recuperação muito melhor e mais rápida também, praticamente zerar dores e inflamações antigas nas articulações.

Macrís Carneiro, ao UOL Esporte

Wanderlei Silva

O lutador de MMA anunciou ter virado vegano no início do ano passado, em suas redes sociais. Ele contou que foi incentivado pela Sociedade Vegetariana Brasileira e que o documentário The Game Changers começou a mudar a sua cabeça.
Ethan Miller/Getty Images

Eu estou me sentindo bem melhor após as refeições, meu sangue está melhor do que nunca, eu estou tendo muito mais energia para meus treinos e, em geral, tendo uma melhoria na minha saúde.

Wanderlei Silva, em post no Instagram
Publicado em 29 de janeiro de 2021.