Curiosidades

Merengues, submarinos, pneumonia e La Liga

Tudo pronto para o Campeonato Espanhol, que começa neste sábado (12). Os craques vocês já conhecem. Agora, e as curiosidades dos times? O UOL Esporte preparou uma lista inusitada para celebrar o retorno de La Liga.

O merengue Real

Você sabe por que o atual campeão Real Madrid é conhecido como “Merengue”? O apelido foi dado por um locutor espanhol, que atuou entre as décadas 1950 e 1960, e comparou as cores do uniforme do time de Madrid com a famosa sobremesa, muito tradicional e apreciada na capital da Espanha.
Giphy

As bundas do Barça

Os torcedores do Barcelona são conhecidos como culés, que tem origem na palavra culo, bunda em espanhol. O apelido vem de quando o Barça jogava no Camp del Carrer Indústria. Quem passava pela rua tinha a visão de vários traseiros alinhados de uma ponta a outra no muro do estádio lotado.
Reprodução

O Urso do Atlético

O Atlético de Madrid tem dois símbolos bastante emblemáticos da cidade de Madrid: um urso e a árvore nativa, o medronheiro. Eles são tão importantes para a capital espanhola que estão representados uma estátua de bronze na icônica Puerta del Sol. Uma réplica está ao lado do estádio Wanda Metropolitano e ela aparece até no escudo do clube.
Divulgação/La Liga

O submarino do Villareal

Sabe qual a relação entre o apelido do Villareal, Submarino Amarelo, e a famosa canção dos Beatles? A música embalou as comemorações da torcida quando o time estava na Tercera Divisón, equivalente à quarta divisão nacional, na década de 1970.
Giphy

Maradonas e Granada

O Granada tem um lugar especial na história do astro argentino Diego Maradona. Isso porque a única vez que o camisa 10 jogou com os seus dois irmãos -- Hugo e Raúl -- no mesmo time foi pelo Granada CF em uma 1987, em um amistoso contra a equipe sueca Malmö FF.
Divulgação/La Liga

Os morcegos do Valencia

O morcego do brasão do Valencia remonta à Reconquista de Valência no século XIII. A lenda conta como um morcego soou o alarme antes de um ataque ao então Rei Jaime 1º, que, por causa da intervenção do mamífero, foi capaz de reagir a tempo e vencer a batalha.
Giphy

O barulho do Osasuña

Foi no estádio do Osasuña, o El Sadar, que foi batido o recorde de decibéis da história de La Liga: foi em 2009, quando Juanfran (hoje no São Paulo) marcou o gol sobre o Real Madrid que salvou os donos da casa do rebaixamento. O barulho da comemoração da torcida atingiu 115 decibéis.
Divulgação/La Liga

O barco do Athletic

O Athleic Bilbao tem um jeito muito peculiar de comemorar suas conquistas. Diferentemente dos passeios em carro aberto das outras equipes, o Athletic usa a famosa gabarra, uma embarcação fluvial, e desfila ao longo do rio Bilbao.
Divulgação/La Liga

As rãs do Levante

Os torcedores do Levante UD são conhecidos como Granota (rã, na língua valenciana) porque na década de 1930, o time jogava perto do rio Turia, e era possível ouvir o coaxar das rãs dentro do estádio durante as partidas.
Giphy

A pneumonia do Valladolid

A casa do Valladolid, o José Zorrilla, time de Ronaldo Fenômeno, é conhecida como “estádio da pneumonia”. A cidade de Valladolid é uma das mais frias da Espanha e, antes da construção da arquibancada norte, rajadas de ventos gélidos atingiam o público.
Giphy
Publicado em 12 de setembro de 2020.

Veja Também