Jogadores que voltaram aos clubes de origem após sucesso na Europa

Por Bernardo Gentile

A relação de alguns jogadores com o clube formador é bonita de se ver. Chegam garotos, são projetados para o mundo, fazem sucesso na Europa e depois retornam para casa.
giphy.com
Evidentemente não são todos os jogadores que seguem o mesmo caminho. Alguns, inclusive, não fazem questão de retornar para suas origens, né, Ronaldinho? O UOL Esporte fez uma lista com aqueles que valorizaram quem deu a primeira chance.
Giphy.com

Douglas Costa

Revelado no Grêmio, o jogador está de volta ao Tricolor após defender Shakhtar, Bayern e Juventus.
Rafael Vieira/AGIF

Taison

Após brilhar no Inter, defendeu Metalist e Shakhtar, da Ucrânia, por dez anos até decidir voltar para casa.
Silvio Avila/Getty Images

Kaká

Cria do São Paulo, brilhou intensamente no Milan e Real Madrid até voltar para o Tricolor em 2014. Se aposentou nos Estados Unidos, em 2017.
Alexandre Schneider/Getty Images

Adriano Imperador

Sem muito destaque no Flamengo foi negociado para a Inter de Milão. O clube o emprestou até ele virar o Imperador após passagens por Fiorentina e Parma. Voltou ao Brasil e defendeu o São Paulo, mas não sossegou ate defender o clube do coração, onde foi campeão Brasileiro em 2009.
Rafael Andrade/Folhapress

Romário

O Baixinho surgiu no Vasco e iniciou trajetória na Europa pelo PSV. Logo despertou interesse do Barcelona, mas queria voltar ao Brasil. O Flamengo, grande rival fez proposta irrecusável e ele topou. Mas ele não encerrou a carreira antes de voltar e faturar mais títulos com a camisa que o revelou.
Allsport/ALLSPORT

Edmundo

Edmundo nunca escondeu que é vascaíno. Ele fez história também no Palmeiras e foi para Fiorentina. Mas o atacante sempre voltava para casa ? foram quatro passagens no total (1992, 1996, 2003 e 2008).
Reprodução/Instagram

Robinho

Após encantar o Brasil, em 2002, Robinho foi contratado pelo Real Madrid. Em seguida defendeu o Manchiester City e Milan. Mas a relação com o Santos era especial e ele teve três passagens pela Vila.
Ricardo Saibun/Santos FC

Luís Fabiano

O Fabuloso foi revelado pela Ponte, mas foi o São Paulo quem o projetou para o mundo. Após brilhar no Sevilha, ele voltou com pompas ao Morumbi.
Miguel Schincariol/Getty Images

Elano

O meia chegou ao Santos ainda nas categorias de base e fez parte da geração de Diego e Robinho. Após brilhar no Shakhtar, Manchester City e Galatasaray, ele voltou para o Santos
Daniel Vorley/AGIF

Júlio Cesar

Revelado pelo Flamengo, o goleiro nunca escondeu sua paixão pelo clube. Ele brilhou na Inter de Milão e rodou pela Europa. A volta ao Brasil foi só para encerrar a carreira no time do coração.
Thiago Ribeiro/AGIF

Juan

O zagueiro foi revelado junto com Júlio Cesar no Flamengo e tem história parecida. Na Europa brilhou no Bayer Leverkussen e Roma. Voltou para o Inter até encerrar carreira no Rubro-negro
Buda Mendes/Getty Images

Grafite

O centroavante ganhou destaque no São Paulo, mas foi revelado pelo Santa Cruz. Com grande carreira internacional ele surpreendeu a todos ao voltar para o time de Pernambuco na Série B, em 2015.
Clelio Tomaz/AGIF

Hernanes

Revelado pelo Tricolor o meio-campista brilhou no futebol italiano com passagens pela Lazio, Inter de Milão e Juventus. Ao voltar para o Brasil não pensou duas vezes em fechar com o São Paulo.
Marcello Zambrana/AGIF

Cria do Timão, Jô teve larga carreira no exterior: CSKA, Manchester City, Everton e outros mais. No Brasil rodou por Inter e Atlético-MG até voltar para casa ? segue no Corinthians até hoje.
Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Publicado em 25 de junho de 2021.