Cadê a taça?

Quais os maiores jejuns de títulos do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro chega ao fim nesta quinta-feira e o Flamengo está com uma mão no título. Caso o cenário se confirme, o Internacional, único time além do Rubro-Negro com chance de título, seguirá com o segundo maior jejum da competição.
Thiago Ribeiro/AGIF
Mas outros grandes clubes campeões do Brasileiro estão nessa incomoda lista. O UOL Esporte aponta quem são os gigantes adormecidos e conta detalhes da jornada deles até 2021.
LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Galo: 49 anos

O Atlético-MG é quem vive o maior jejum. Campeão em 1971, o Alvinegro já amarga 49 anos sem saber o que é festejar o título do Campeonato Brasileiro. Não foi por falta de tentativa. O time ficou entre os quatro melhores em onze oportunidades desde então, já incluindo 2020.
Reprodução

Inter: 41 anos

São 41 anos sem soltar o gripo de campeão. Os gaúchos faturaram títulos importantes como Libertadores e até Mundial, mas o Brasileiro é uma pedra no sapato. Após o tri em 79, o Colorado ficou com o vice em quatro oportunidades (88, 05, 06 e 09) e pode aumentar esta lista na quinta.
ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Coritiba: 35 anos

O Coritiba conquistou seu único título Brasileiro em 1985, quando bateu o Bangu em Maracanã lotado. Desde então, o Coxa jamais figurou entre os quatro melhores da competição. São 35 anos de jejum. Será que terá força para mudar a situação? Em 2021, o time jogará a Série B.
Arquivo/Coritiba

Bahia: 32 anos

Bicampeão, o Bahia sofre com 32 anos sem título do Brasileiro --o último foi em 88. Assim como o Coritiba, o time não apareceu entre os primeiros colocados na disputa da elite nacional. Recentemente, o clube se organizou fora das quatro linhas e promete dar trabalho.
Arquivo/Bahia

Botafogo: 25 anos

Um dos mais tradicionais, o Botafogo vive crise sem precedentes. Rebaixado pela 3ª vez, o bicampeão encara jejum de 25 anos, quando conquistou o Brasileiro com Túlio Maravilha e cia. A melhor campanha após o troféu foi em 2013, quando terminou em 4º liderado por Seedorf.
Ormuzd Alves-17.dez.1995/Folhapress

Grêmio: 24 anos

O Grêmio está há 24 anos sem gritar campeão e é também quem mais bateu na trave. Após superar a Portuguesa, em 96, o Tricolor ficou dez vezes entre os quatro melhores da competição e foi vice duas vezes (08 e 13). Libertadores e Copa do Brasil não faltam, mas o Brasileiro...
Rogério Assis/Folhapress

Vasco: 20 anos

O Vasco parece ter parado no tempo. Após faturar o tetra em 2000, o time foi rebaixado em quatro oportunidades e brigou por título em apenas uma temporada: 11. Já são 20 anos sem título Brasileiro e na próxima temporada o time disputará novamente a Série B.
Allsport/ALLSPORT

Athletico: 19 anos

Campeão em 2001 sob a batuta de Alex Mineiro, o Athletico liderou o seleto grupo de clubes que se organizaram fora de campo para virar uma potência dentro dos gramados. São 19 anos sem títulos, mas o time chegou ao vice em 2004 e à 3ª posição em 2013. Será quem vem mais por aí?
Arquivo/Athletico

Santos: 16 anos

Diego e Robinho e cia. renderam os Brasileiros de 2002 e 2004 ao Santos. Desde então o Peixe foi vice três vezes (2007, 16 e 19) e compensou com outras taças (7 Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa).
Divulgação/Santos FC

São Paulo: 12 anos

O último Brasileirão do São Paulo foi o de 2008, o tricampeonato, e o clube à época parecia imbatível. A expectativa caiu por terra nos anos seguintes, em que o Tricolor venceu apenas a Sul-Americana de 2012.
Divulgação/São Paulo FC

Fluminense: 8 anos

O Fluminense foi campeão duas vezes em três anos entre 2010 e 12, mas de lá para cá se afastou da luta pelo título brasileiro e vive seca: as únicas taças foram de turnos do Carioca.
Divulgação/Fluminense FC

Cruzeiro: 6 anos

O bicampeonato do Cruzeiro em 2013-14 precedeu a pior fase da história do clube, que definhou até cair à Série B e no ano passado não conseguir sequer voltar à elite.
Wagner Carmo/VIPCOMM

Corinthians: 3 anos

O Corinthians viveu recentemente o período mais vitorioso de sua história, chegando inclusive ao hepta em 2017, mas nos últimos três anos perdeu protagonismo e teve como melhor campanha um 8º lugar, em 2019.
MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Palmeiras: 2 anos

Já o Palmeiras tem vivido ótimos anos desde o título de 2018: ficou em 3º no ano seguinte e em 2020 ganhou Paulista e Libertadores.
Ricardo Moraes/Reuters
Publicado em 24 de fevereiro de 2021.