Luto

Os momentos emblemáticos da carreira de Vannucci

Por UOL

Fernando Vannucci, jornalista, radialista e apresentador, morreu hoje (24), aos 69 anos. Em mais de 50 anos de carreira, ele acumulou momentos emblemáticos que o UOL Esporte relembra agora.
Paulo Camilo/UOL

Alô, você

Vannucci sempre iniciava as suas aparições com um "alô, você". Em entrevista ao UOL Esporte em 2018, ele contou que a expressão surgiu por causa de uma namorada, Suzane Carvalho.
TV Globo/Reprodução
Vannucci estreou na Globo em 1977 e foi um dos primeiros apresentadores do Globo Esporte. Aos poucos, tornou-se um dos nomes mais fortes da emissora.
Acervo pessoal

Quebrei o "Padrão Globo de Qualidade", aquela coisa séria, Cid Moreira. Cheguei como um maluco e deu certo. Quando a Globo achou que tinha que mudar, já tinha dado certo. Não tinha como voltar atrás, entendeu?

Fernando Vannucci,
sobre a Copa de 1986

Saída da Globo

Vannucci deixou a Globo no começo dos anos 2000, após um período na geladeira. Segundo o jornalista, ele foi perseguido por um diretor após ser filmado engolindo um lanche ao vivo em 1998.
Paulo Camilo/UOL

RedeTV!

Depois de 26 anos na Globo, Vannucci acertou com a RedeTV!. Ficou até o fim de 2011 e deixou o veterano apresentador realizado profissionalmente.
Divulgação/Rede TV!

A RedeTV! foi um lugar bacana de se trabalhar, gostoso. As pessoas me admiravam muito, então eu tinha uma liberdade grande com o pessoal da direção. Não só do jornalismo, mas do entretenimento também. Todos

Fernando Vannucci

"A África é logo ali"

Na final da Copa 2006, Vannucci protagonizou uma cena que considerava "constrangedora": apareceu um pouco alterado e foi acusado de estar alcoolizado.
Shaun Botterill/Getty Images
"Quando ligou-se a câmera, começou o programa, me deu algo que... Eu pensei que fosse morrer".
Paulo Camilo/UOL
"Tomei dois comprimidos de Lexotan, seis miligramas. E isso me deixou sem chão".
Paulo Camilo/UOL

Uns meses depois, o Marcelo falou: 'Pô, Vannucci, precisamos fazer outra daquela, porque deu uma audiência terrível', acredita?

Fernando Vannucci

No UOL Esporte

Após passagens por TV Globo, Record, Band e Rede TV!, o apresentador reforçou a da equipe do UOL Esporte na Copa do Mundo 2018, quando comandou um programa chamado "A Rússia é Logo Ali".
UOL
Publicado em 24 de novembro de 2020.